Modo de Preparo
Coloque 100 g de amêndoas em uma panela com um pouco de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos e escorra. Retire a pele das amêndoas e coloque-as em uma assadeira. Leve ao forno cerca de 5 minutos. O tempo de secar levemente as amêndoas que não devem dourar. Bata-as em um processador ou liquidificador até obter um pó. Bata, em uma batedeira, os 2 ovos com as 80 g de açúcar até estarem bem leves e espumosas. Retire da batedeira e coloque em uma panela pequena, acrescente o pó de amêndoas e leve ao fogo baixo por cerca de 5 minutos (para engrossar o creme).
Aromatize com o rum e retire do fogo deixando esfriar. Prepare o zabaione, colocando as gemas e o açúcar em uma tigela de inox. Coloque a tigela sobre uma panela com um pouco de água (não deixe o fundo da tigela encostar na água) e leve ao fogo, batendo regularmente com um batedor (fouet). Cozinhe as gemas em banho-maria de vapor, quando as gemas começarem a querer firmar, acrescente o vinho do Porto e continue batendo até que a mistura tenha a consistência de um creme. Retire do fogo e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Abra a massa folhada em uma espessura de ½ cm, com um cortador redondo (12 cm aproximadamente) corte os discos de massa, faça alguns furos nos discos com a ponta de um garfo e espalhe um pouco do creme de amêndoas sobre cada disco. Corte os figos ao meio no sentido vertical e fatie finamente cada metade, arrume as fatias de figo em leque sobre o creme. Salpique as tortinhas com um pouco de açúcar de confeiteiro e leve ao forno por cerca de 20 minutos (até que estejam douradas e crocantes). Retire. Sirva as tortinhas regando-as com um pouco do zabaione e salpicando com açúcar de confeiteiro.
Mais receitas...
Volta para a capa
|