Curiosidades    Ciência e Tecnologia
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

E-nose, o cheirador eletrônico da NASA

Cientistas da NASA estão desenvolvendo um nariz eletrônico para uso em futuras missões espaciais. O "E-nose" funciona captando mudanças de humidade e verificando a pureza do ar. Nas astronaves, o dispositivo encontraria vasamentos e poderia verificar se são nocivos ou não, dando a possibilidade à tripulação de consertá-los o mais rápido possível. O cheirador eletrônico também pode ser usado na detecção de fogo. Quando algo passa a exalar cheiro de queimado (como aparelhos eletrônicos a ponto de pifarem) o mecanismo é ativado e fica pronto para qualquer sinal de chamas, apagando-as antes que causem muitos danos. Mesmo que em algumas situações o odor possa ser sentido pelos humanos, um resfriado ou cansaço pode fazer com que passem desapercebidos. Outros usos comerciais em potencial é na segurança na exploração de minas, verificação de vasamento químico em usinas (que poderia contaminar funcionários), descobrir quando é o ponto certo de amadurecimento vegetal para colheita e diagnóstico de doenças baseadas em odores da transpiração e respiração humana. O grande desafio da Organização americana agora é tornar o novo sistema o menor possível para aumentar sua praticidade.


Como e por quê são feitos os MP3

CDs utilizam um gigantesco número de bits (unidade de informação) para cada segundo de música. Por isso, armazená-los no disco rígido do computador seria algo pouco prático. Fazer download na Internet de uma música então, nem se fala. Levaria cerca de 2h para "baixar" um arquivo de três minutos. Os MP3 (formato de música digital bem difundido entre os micreiros) foram feitos para comprimir esse espaço e tornar as músicas digitais acessíveis aos computadores e "transportáveis" via rede. O grande desafio era diminuir o espaço ocupado pela música sem baixar sua qualidade. A estratégia usada é a seguinte, existem sons que o ouvido humano não escuta, há outros que escutamos melhor e ainda aqueles que são abafados por outros ruídos. A partir disso, concluiu-se que há sons que podem ser retirados das músicas sem que percebamos, diminuindo o tamanho do arquivo. Depois de feito, é usada a técnica usual de compressão de arquivos que ainda pode diminui-los pelo menos em 10 vezes.


Como funcionam os filtros solares

Há dois tipos de filtros solares, os que absorvem luz solar (orgânicos) e os que a refletem (físicos), formando uma barreira na superfície da pele. Os raios tocam no corpo e são transformados em calor, sendo dissipados no ar. Os filtros tipicamente passados no nariz, normalmente opacos, são os físicos. Eles bloqueiam a energia ultravioleta e são feitos de pequenos pedaços sólidos. São excelentes para uso contínuo por serem mais suaves com a pele. Já as loções e os cremes feitos para se espalhar pelo corpo absorvem a radiação de uma forma muito semelhante com a que a melanina faz. Esses filtros são chamados de orgânicos, pois são compostos por carbono e hidrogênio. Para um bom desempenho, o filtro deve ser passado cerca de 30 min antes de exposto ao sol, pois assim a pele tem mais tempo para absorvê-lo e ele não fica tão suscetível a sair pela ação da água ou do suor.


Quantos planetas o homem conhece?

Astrônomos europeus encontraram evidências de oito novos planetas orbitando estrelas distantes, que se encontram há 140 anos-luz da Terra (cerca de 1,3 quatrilhão de km). Desde o descobrimento do primeiro planeta fora do sistema solar, em 1995, os astrônomos já encontraram um total de 43 corpos celestes na órbita de outras estrelas.


Uma idéia que tem tudo para colar

Assim como os disquetes foram deixados de lado quando os CD-ROMs invadiram o mercado da Informática, os discos prateados correm sérios riscos de serem aposentados. A ameaça, que mais parece uma gozação, vem do experimento de cientistas alemães, que conseguiram armazenar dez gigabytes de dados em um rolo de fita adesiva comum, usando tecnologia laser. As camadas da fita são gravadas com um laser de alta precisão que deixa hologramas constituídos de pequenos pontos, onde são gravadas as informações. Para o alívio dos modernos Compact Discs, a tecnologia ainda levará alguns anos para ser aperfeiçoada.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade