Curiosidades    Cultura
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

A origem do dramaturgo Alexandre Dumas

Alexandre Dumas, autor de Os três mosqueteiros, era fruto dos amores de um soldado, Thomas-Alexandre Davy de La Pailleterie com Marie Cessette, negra latino-americana imigrada de São Domingos. La Pailleterie, pouco antes da queda da Bastilha, mudou o sobrenome para Dumas e, posteriormente, fez carreira no exército de Napoleão, ascendendo ao posto de general. Morreu quando Alexandre era ainda muito jovem, o que levou o rapaz a mudar-se para Paris, com intenção de se tornar advogado. Contudo, o contacto com escritores e intelectual o desviou para a literatura, onde se consagrou como dramaturgo e romancista.


De onde vem a palavra carnaval

Uma das versões mais aceitas para a origem do termo carnaval está no Dicionário de Frei Domingos Vieira. A palavra carnaval vem do italiano carne e vale. O dialeto milanês tem carnelevale, de baixo latim. Carnelevamen de carne e levamen ação de tirar, assim, tempo em que se tira o uso da carne, pois o carnaval é propriamente a noite antes da Quarta-feira de Cinzas.
» A origem do carnaval brasileiro


O poder do tempo modifica as palavras

As palavras mudam de significado com o correr do tempo. A palavra defunto originou-se no latim. Era o particípio passado do verbo "defungor", que significava satisfazer completamente, desempenhar a contento, cumprir inteiramente uma missão. Mais tarde, foi difundido pelo cristianismo, para dizer que uma pessoa morta já havia cumprido toda a sua missão de viver. Modernamente, tornou-se também sinônimo de cadáver.


Colocar apelidos em artistas é moda na década de 50

Até os anos 50 foi moda criar apelidos para artistas famosos. No Brasil, Carmem Miranda era a garota notável, Francisco Alves, o rei da voz, e Sílvio Caldas, o caboclinho querido, entre muitos outros. A mania existia também na música erudita. Haydn era chamado de "pai da sinfonia". O italiano Rossini, além de "senhor crescendo", pela predominância dos crescendos em algumas de suas obras, também ganhou o apelido de "Napoleão da música" porque suas composições haviam conquistado a Europa. Vivaldi, o compositor de "As quatro estações", era o "padre vermelho" porque era, sacerdote ordenado pela Igreja Católica Romana e tinha cabelos vermelhos.


Einstein dizia que nenhum dinheiro poderia ajudar a humanidade a progredir

Albert Einstein era desligado das coisas materiais. Costumava dizer que nenhum dinheiro poderia ajudar a humanidade a progredir. Exilado nos Estados Unidos, ofereceram-lhe uma cátedra na Universidade de Princenton. Perguntado quanto desejava de salário, respondeu: "900 dólares. Acham que é demais?" A direção da Universidade decidiu fixar-lhe os honorários em 2.500 dólares.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade