Curiosidades    Cultura
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

O padroeiro dos políticos

São Tomás Moro foi proclamado o santo protetor dos governantes e políticos pelo papa João Paulo II no fim do ano 2000. Moro (1478-1535), autor do livro Utopia, foi filósofo, advogado, membro do Parlamento e chanceler do rei Henrique VIII na Inglaterra. Morreu decapitado por não reconhecer a autoridade espiritual do rei após seu divórcio. A beatificação do novo "advogado dos homens perante Deus" deu-se em 1886, pelo papa Leão XIII, já a canonização veio em 1935, por Pio XI.
Leia mais:
»  Palavra "utopia" foi usada pela primeira vez por filósofo inglês


A origem da palavra "grunge"

O nome "grunge", estilo musical nascido no final dos anos 80, que dominou a cena da música na década passada, deriva do som produzido pela palavra garage. A designação é uma alusão às "bandas de garagem" de Seattle, muitas das quais acabaram ganhando fama internacional, que deram a luz ao ritmo.


De onde vem a expressão "fazer a sesta"?

A expressão "fazer a sesta" refere-se ao hábito dos antigos romanos de descansar após o almoço, o que acontecia na sexta hora do dia. Na Roma antiga, o dia começava com o raiar do sol às seis da manhã e era costume, como ainda é em muitos países, tirar um cochilo até o meio da tarde.
Fonte: Oh! Dúvida Cruel, ed. Record


A escritora Aurore Dupin vestia-se de homem para poder freqüentar o meio literário

A escritora francesa George Sand (cujo nome verdadeiro era Amandine-Lucie-Aurore Dupin), escandalizou a Paris do século XIX, vestindo roupas masculinas, fumando charutos e defendendo ideais socialistas. Entre seus amores, figuraram os músicos Lizt e Chopin, com quem viveu por dez anos. A autora escreveu, entre outras obras, Indiana, A pequena Fadette, Lélia, O charco do diabo, e O Companheiro da Viagem pela França.

(Colaboração de Simone Dias Marques)


O Dia de São Valentino

Muitas lendas explicam a comemoração do Dia de São Valentino, festejado em vários países no dia 14 de fevereiro. Uma das mais famosas histórias conta que o santo foi um padre que viveu no século III, em Roma. Naqueles tempos, o imperador Claudius II percebeu que os homens solteiros eram bem mais dispostos a guerrear do que aqueles que tinham esposa e filhos. Para melhorar seu exército, o tirano proibiu os jovens de casar. Valentino, inconformado com aquela injustiça, passou a celebrar casamentos em segredo, até que foi descoberto e assassinado, tornando-se postumamente o santo protetor dos enamorados. Já a data da comemoração foi escolhida pela Igreja católica para ofuscar a festa pagã Lupercalia, que também envolvia rituais de relacionamento amoroso.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade