Curiosidades    Mundo Natural
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Por que em cavalo dado não se olha os dentes?

A idade dos eqüinos é facilmente descoberta visualizando-se sua boca. Por exemplo, sabe-se que os cavalos trocam a dentição a partir dos dois anos de idade e que os dentes de leite são mais brancos que os permantentes. Outro fato é que, com o tempo, devido à mastigação, os dentes são desgastados e mudam seu arco incisivo, sendo arredondados no animal jovem e mais alongados nos velhos. Foi daí que surgiu a expressão "cavalo dado não se olha os dentes", que significava originalmente que se você comprar um espécime provavelmente se preocupará em obter um cavalo jovem, porém, se ganhar um, não importa que ele seja velho.


A casa do joão-de-barro

O joão-de-barro possui grandes qualidades como arquiteto. Não apenas pela sua capacidade de construir um ninho aconchegante e seguro, mas também por projetá-lo da melhor maneira possível. Antes de iniciar a obra, o pequeno pássaro marrom descobre a direção e sentido predominante do vento no local e então constrói a casa com a "porta" voltada para o lado oposto. A medida evita que a chuva entre no ninho, protegendo a fêmea e seu filhote.


Venenoso e peçonhento

Há uma pequena, porém importantíssima, diferença entre animais venenosos e peçonhentos. Os animais peçonhentos, além de serem venenosos, possuem um mecanismo qualquer que os permite injetar seu veneno no organismo de outro animal. Como exemplo de animais peçonhentos há as abelhas, aranhas e algumas cobras. Já os que são chamados de venenosos possuem as substâncias tóxicas, mas dependem da situação para usá-las. Isso acontece com os sapos e algumas espécies de borboletas.


O que é um animal ruminante?

Os ruminantes são mamíferos herbívoros de estômago duplo que parecem estar sempre mastigando. Sua digestão se dá em dois processos realizados em quatro cavidades estomacais. Na primeira fase, a comida é mastigada e enviada para a pança e o barrete; na segunda, algumas horas depois, o animal regurgita o bolo alimentar através de contrações semelhantes às do vômito. Após estar de volta à boca, a comida é novamente mastigada e engolida, dessa vez dirigindo-se ao folhoso e coagulador. Alguns exemplos de mamíferos que ruminam são os carneiros, gado e camelos.


Os escorpiões cometem suicídio quando estão em perigo?

Uma velha estória conta que os escorpiões ao serem submetidos a uma situação de morte iminente lançam o próprio ferrão sobre o corpo, cometendo suicídio. O exemplo citado quando se fala no assunto é o do círculo de fogo, que se feito em volta do aracnídeo faz com ele entre em desespero e se mate. Porém, segundo estudiosos do assunto, se exposto ao tal círculo, o pequeno bichinho fica agitado com a elevação da temperatura a sua volta, perdendo o controle sobre a cauda (Metassoma) e dando a impressão de que tenta fincá-la em si. Porém o óbito dá-se pelo mesmo motivo que aconteceria com outros seres vivos, a alta temperatura que causa alterações fatais no seu organismo.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade