100 melhores livros do século XXI: saiba onde achar as principais leituras recomendadas pelo New York Times
Na última semana, o New York Times selecionou os 100 melhores livros do século XXI. A decisão foi feita a partir da votação de diversos autores conhecidos, críticos e parceiros do jornal norte-americano. Entre eles estão Stephen King e Min Jin Lee, autores de "O Exorcista" e "Pachinko", respectivamente.
Pensando nessa coletânea de 100 livros, a todateen selecionou as principais traduções que já estão disponíveis aqui no Brasil. Vem com a gente!
Vidas Rebeldes, Belos Experimentos - Saidiya Hartman
Começando a lista com uma leitura bem forte, em "Vidas Rebeldes, Belos Experimentos", Saidiya Hartman traz para as páginas a história e o mundo através dos olhos de mulheres negras, em sua maioria jovem, e a contracultura.
No Brasil, o livro ganhou tradução pela Editora Fósforo.
Sobre a Beleza - Zadie Smith
Com graça e inteligência excepcionais, uma das mais aclamadas escritoras inglesas da nova geração narra a história da rixa entre dois intelectuais ingleses, e os conflitos que surgem do cruzamento dos destinos de suas famílias.
A tradução para o português da obra de Zadie Smith ficou nas mãos da Companhia das Letras.
Estação Onze - Emily St. John Mandel
Foi aqui que pediram um livro de ficção? "Estação Onze" já virou até série na Max e até hoje segue um dos livros de "apocalipse" mais falados dos Estados Unidos. Na história, acompanhamos a Gripe da Geórgia se espelhar pelo planeta, fazendo que a população mundial simplesmente desintegrasse. Anos depois, vemos um grupo de artistas andando pelos grupos de sobreviventes apresentando peças de teatro.
Aqui no Brasil, o livro ganhou tradução pela Intrínseca.
Dias de Abandono - Elena Ferrante
Esse não vai ser o último livro de Elena Ferrante que vocês verão nessa lista. O livro curtinho (e que conquista todo mundo que o lê) conta a história de uma mulher cujo marido a abandona abruptamente após quinze anos juntos. Eita!
A tradução para o português foi feita pela editora Biblioteca Azul.
Destransição, Baby - Torrey Peters
Um romance sobre três pessoas - trans e cis - cujas vidas colidem quando uma gravidez inesperada as força a confrontar seus desejos mais profundos sobre gênero e parentalidade.
A editora Tordesilhas trouxe a versão em português para o Brasil.
Um Casamento Americano - Tayari Jones
Nesse livro, vemos temas como o racismo e o papel do negro na sociedade, dentro da história de um casal afro-americano. Além de ser um dos livros selecionados entre os melhores do século XXI, ele também foi um dos títulos escolhidos no Clube do Livro da Oprah Winfrey em 2018.
Você pode encontrar a tradução na editora Arqueiro.
Amanhã, Amanhã e Ainda Outro Amanhã - Gabrielle Zevin
Neste romance emocionante, dois amigos - que sempre se amaram, mas nunca namoraram - se unem em uma parceria criativa na indústria dos videogames, um mundo que lhes traz fama, felicidade, tragédia, dúvidas e, de certa forma, imortalidade. Abarcando mais de trinta anos da vida dos protagonistas, "Amanhã, Amanhã, e Ainda Outro Amanhã" é uma história intrincada, imaginativa e tocante que fala sobre amor, mas é diferente de tudo que você já leu.
Aqui no Brasil, ele está disponível pela editora Rocco.
Middlesex - Jeffrey Eugenides
Narrado por uma personagem intersexual, o segundo romance de Jeffrey Eugenides, autor de "As virgens suicidas", é um épico intergeracional. Vencedor do Pulitzer em 2003, Middlesex está a cada dia mais atual.
A tradução ficou nas mãos da Companhia das Letras.
A Vegetariana - Han Kang
Uma pessoa aparentemente normal, casada e sem muitas ambições, mas que tentava passar a vida da forma mais despercebida possível, sem incomodar ninguém… Até que um sonho estranho a transforma radicalmente. E não é o simples fato de passar a não comer mais carne após esse sonho.
No Brasil, o livro chegou pela editora Todavia.
Persepolis - Marjane Satrapi
Uma dos quadrinhos mais famosos dos últimos tempos, "Persepolis" narra a história de uma jovem cuja família está envolvida nos movimentos de resistência contra dois regimes políticos fortemente opressivos. A história é contada através dos olhos de uma criança, no caso, da própria autora do livro.
Por aqui, você pode ler a versão em português pela Companhia das Letras.
O Pintassilgo - Donna Tartt
É fã de calhamaço? Então, esse aqui é para você. Com mais de 700 páginas, "O Pintassilgo" conta a história de Theo, um garoto nova-iorquino que sobreviveu ao atentado terrorista que matou sua mãe. Sem ter para onde ir, termina acolhido na família de Andy, um amigo rico, e passa a ser um estranho naquele ninho.
Aqui no Brasil, ele está disponível pela Companhia das Letras.
Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
Ainda adolescentes, Ifemelu e Obinze apaixonam-se. A Nigéria vive dias sombrios sob o jugo de uma ditadura militar e quem pode abandonar o país fá-lo rapidamente.
Ifemelu, bela e ousada, vai estudar para os Estados Unidos. Para trás, deixa o país, a família e Obinze, a quem chama Teto, um nome que testemunha uma intimidade absoluta e irrepetível.
O livro está disponível pela Companhia das Letras.
Reparação - Ian McEwan
Por não entender o mundo adulto da paixão e da sexualidade, Briony Tallis, uma menina inocente que sonha ser escritora, acusa injustamente seu irmão de criação. Drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as tensões de classe da sociedade britânica.
A tradução para o Brasil chegou pela Companhia das Letras.
Pachinko - Min Jin Lee
Livro narra a saga de três gerações de imigrantes coreanos no Japão do século XX e foi recomendado por Barack Obama. É daqueles calhamaços que você lê já sabendo que vai favoritar no fim.
O livro chegou no Brasil pela Intrínseca.
Minha Amiga Genial - Elena Ferrante
Eu não falei que ia ter mais Elena Ferrante na lista? Por fim, temos o primeiro livro da tetralogia napolitana. Aliás, o último da tetralogia, "História da Menina Perdida", também está na lista do New York Times.
Todos os livros dessa coleção estão disponíveis pela Biblioteca Azul.