A edição de maio da revista norte-americana Spin traz uma edição especial de comemoração dos 25 anos do punk rock contados a partir do lançamento do primeiro álbum do Ramones, em 1976. Com todo respeito aos Stooges, MC5, Velvet Underground e New York Dolls, diz a revista, "os Ramones inventaram o punk rock (...) transformando a tradição avant-rock em músicas de três acordes sobre cheirar cola e ter casos de amor".
"E todo mundo aprendeu o "one, two, three, four" com aquele álbum (Ramones, de 1976), assim como as bandas de garagem se inspiraram em Chuck Berry e Rolling Stones", disse a Spin, cuja edição traz a história do punk em três diferentes cenas: Nova York, Londres e Califórnia.
A Spin também não deixou de mencionar, com a devida importância, os Sex Pistols. "Eles eram amargos, antimusicais... Anarchy (in the UK) era um produto fora do controle e ao mesmo tempo feito sob extremo cuidado... Era o melhor pop subversivo, que atacava as contradições capitalistas com a mesma leva de contradições: insultos da mídia, brados da subcultura, slogans de protesto e chamariz pop".
A revista quase não fala de bandas como Dead Kennedy's, Descendents, Black Flag e Siouxsie & The Banshees, mas em compensação traz uma entrevista com os Ramones e outra com Joe Strummer, ex-vocalista do Clash, além de curiosidades sobre grupos como Germs e X.
Melhor ainda, a Spin não só faz uma rápida introdução ao hardcore, como reconhece que bandas como NOFX, Pennywise e No Use For A Name - "aquelas que fizeram da Warped Tour uma instituição", segundo a revista - mantêm o punk vivo. E grupos como Green Day e Blink 182, os mais pops do punk-pop norte-americano, levam milhares de adolescentes a pesquisar e conhecer as raízes do punk, perpetuando o espírito "outsider".
A matéria da Spin termina ainda com uma irônica declaração do Fat Mike, líder do NOFX: "O SoCal punk (punk do sul da Califórnia) sempre teve a ver com raiva e protesto. Mudou pouco. Costumava ser a raiva do (ex-presidente dos EUA, Ronald) Reagan. Mas uma coisa positiva do Bush ser o nosso presidente? Vamos ter muita coisa punk rolando por aí".
Veja algumas das listas sugeridas pela revista:
10 álbuns punks que todo mundo precisa ter:
1 - Ramones - Ramones
2 - Pink Flag - Wire
3 - The Clash - The Clash
4 - Los Angeles - X
5 - Germfree Adolescents - X-Ray Spex
6 - Singles Going Steady - Buzzcocks
7 - Entertainment - Gang of Four
8 - New Day Rising - Husker Du
9 - The Raincoats - The Raincoats
10 - Never Mind the Bullocks Here's the Sex Pistols - Sex Pistols
Onze das 20 melhores músicas punks de todos os tempos:
1 - Weinerschnitzel - Descendents
2 - Blitzkrieg Bop - Ramones
3 - Anarchy in the UK - Sex Pistols
4 - White Riot - The Clash
5 - Orgasm Addicted - Buzzcocks
6 - Sex Bomb Wire 12XU - Flipper
7 - Oh Bondage Up Yours - X-Ray Spex
8 - We're Desperate -- X
9 - Pay to Cum - Bad Brains
10 - Suspect Device - Stiff Litle Fingers
11 - Kill the Poor - Dead Kennedy's
As cinco vezes que o punk rock morreu:
1 - Quando o Clash assinou contrato com a CBS
2 - Quando Johnny Rotten perguntou "Já teve a sensação de estar sendo traído?" no último show dos Pistols em São Francisco
3 - O dueto do Circle Jerks com a Debbie Gibson
4 - O hit Tubthumping, do ex-punk da paz Chumbawamba
5 - A Spin lançar uma matéria de capa sobre o punk
Reuters
volta