O bardo do rock Bob Dylan completou 60 anos na quinta-feira, comemorando a data em particular, mas levando toda uma geração de fãs que, como ele próprio, queriam permanecer "forever young" a encarar a realidade de frente. Vários programas de rádio e clubes em todo o país tiveram programações especiais em homenagem a Dylan, mas não foi promovido nenhum evento público importante para marcar a passagem de seu aniversário.
O assessor de mídia de Dylan disse apenas que o cantor e compositor pretendia "viver seu aniversário em particular" e se negou a revelar onde ele estava.
Enquanto isso, o Fundo Mundial pela Natureza (World Wildlife Fund, ou WWW), disse que recebeu um presente de Bob Dylan. Ele teria doado sua canção Shelter from the Storm, do álbum Blood on the Tracks, de 1975, ao WWW, para ser usado em anúncios de interesse público na rádio e televisão.
Mesmo ritmo
A organização afirmou que é a primeira vez que Bob Dylan autoriza o uso de uma música sua para fins beneficentes e que a canção será usada em anúncios que mostram como os animais precisam de abrigo contra as catástrofes ambientais criadas pela humanidade.
A idade não tem diminuído o ritmo do veterano trovador, cuja música deu voz a uma era de rebeldia juvenil, nos anos 1960, e transformou o som e a profundidade do rock'n'roll nas últimas quatro décadas.
Em março Dylan ganhou um Oscar de melhor canção original por Things Have Changed (do filme Garotos Incríveis). Em 1998, ele recebeu três Grammys por seu último álbum, Time Out of Mind, uma meditação sobre o envelhecimento e a morte que foi saudada pela crítica como um dos melhores discos de sua carreira.
"Estou mais jovem"
Dylan, que vem fazendo turnês praticamente constantes desde 1988, volta à estrada no próximo mês com um show em Trondheim, Noruega, o pontapé inicial de uma turnê européia que deve terminar na Itália, em julho, antes de voltar aos EUA para várias apresentações.
Nesse sentido, conforme expresso numa faixa de seu álbum de 1974 Planet Waves, Bob Dylan vem se mantendo "forever young". Ou, como cantou 10 anos antes disso, "Ah, mas eu era tão velho naquela época, estou mais jovem agora".
Reuters
volta