Em todos os grande jornais mundiais, a morte de Jorge Amado recebeu destaque na manhã de hoje. Em toda a Europa, o anúncio da morte do escritor ganhou páginas dos principais jornais. Na França, o Le Monde, principal jornal do país, dedicou ao autor uma extensa matéria de capa: "Jorge Amado, o liberador da escrita brasileira". "A obra de Jorge Amado fez com que o Brasil colhesse brilhatemente atenções em Roma, Nova York, Moscou e Paris".Na Espanha, a homenagem foi feita pelo El Pais, também um dos mais importantes do local. "O mais conhecido dos autores brasileiros" recebeu uma homenagem de capa do jornal, que o chamou de "figura mais destacada da literatura brasileira do século XX".
Em Portugal, Amado foi reconhecido como o maior escritor em língua portuguesa do século XX pelo diário Expresso, em manchete de capa. O jornal também lembrou que o escritor brasileiro recebeu, em 1995, pelo conjunto de suas obras, o Prêmio Camões (relativo ao ano de 1994), considerada a mais importante distinção da língua portuguesa.
O italiano La Repubblica, o alemão Die Welt, o português Diário de Notícias, todos renderam suas homenagens a Jorge Amado, cuja obra é conhecida em todo o mundo.
Nas Américas, a reação não foi diferente. O New York Times chamou Amado de "O Pelé da palavra escrita". "Nenhum outro escritor latino americano é mais genuinamente admirado, nem qualquer outro exerceu uma influência criativa tão grande no curso da ficção latino americana". O argentino La Nación dedicou ao escritor uma página da edição de hoje, na qual o chamou de "o escritor brasileiro de maior sucesso da história".
Todos os jornais exaltaram, na obra de Jorge Amado, a capacidade de retratar o Brasil em suas diversas classes sociais e de chamar a atenção mundial para o país. "Seu estilo literário nasce do encontro da graça e da malícia e sustenta uma fantasia inesgotável, que chega profundamente aos sentimentos de sua terra", conclui o La Repubblica.
Veja também:
Especial sobre a morte de Jorge Amado
Envie uma mensagem de apoio
Redação Terra
volta