Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Imprensa mundial destaca morte de Jorge Amado


Terça, 07 de agosto de 2001, 09h06

Em todos os grande jornais mundiais, a morte de Jorge Amado recebeu destaque na manhã de hoje. Em toda a Europa, o anúncio da morte do escritor ganhou páginas dos principais jornais. Na França, o Le Monde, principal jornal do país, dedicou ao autor uma extensa matéria de capa: "Jorge Amado, o liberador da escrita brasileira". "A obra de Jorge Amado fez com que o Brasil colhesse brilhatemente atenções em Roma, Nova York, Moscou e Paris".

Na Espanha, a homenagem foi feita pelo El Pais, também um dos mais importantes do local. "O mais conhecido dos autores brasileiros" recebeu uma homenagem de capa do jornal, que o chamou de "figura mais destacada da literatura brasileira do século XX".

Em Portugal, Amado foi reconhecido como o maior escritor em língua portuguesa do século XX pelo diário Expresso, em manchete de capa. O jornal também lembrou que o escritor brasileiro recebeu, em 1995, pelo conjunto de suas obras, o Prêmio Camões (relativo ao ano de 1994), considerada a mais importante distinção da língua portuguesa.

O italiano La Repubblica, o alemão Die Welt, o português Diário de Notícias, todos renderam suas homenagens a Jorge Amado, cuja obra é conhecida em todo o mundo.

Nas Américas, a reação não foi diferente. O New York Times chamou Amado de "O Pelé da palavra escrita". "Nenhum outro escritor latino americano é mais genuinamente admirado, nem qualquer outro exerceu uma influência criativa tão grande no curso da ficção latino americana". O argentino La Nación dedicou ao escritor uma página da edição de hoje, na qual o chamou de "o escritor brasileiro de maior sucesso da história".

Todos os jornais exaltaram, na obra de Jorge Amado, a capacidade de retratar o Brasil em suas diversas classes sociais e de chamar a atenção mundial para o país. "Seu estilo literário nasce do encontro da graça e da malícia e sustenta uma fantasia inesgotável, que chega profundamente aos sentimentos de sua terra", conclui o La Repubblica.

Veja também:

  • Especial sobre a morte de Jorge Amado
  • Envie uma mensagem de apoio

    Redação Terra

    volta

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved.

    CINEMA
    TEATRO
    SHOWS
    EXPOSIÇÕES

    RESTAURANTES E BARES

    TURISMO