Veja também:
Especial sobre a morte de Jorge Amado
Envie uma mensagem de apoio
Veja fotos do velórioO presidente francês Jacques Chirac prestou homenagem nesta terça-feira ao escritor brasileiro Jorge Amado, expressando "emoção e tristeza" com a notícia de sua morte, segundo comunicado dos Elysées.
"O mundo das letras perde com a morte de Jorge Amado um escritor de grande talento e um homem comprometido. Para ele, a vida e os livros representavam a mesma luta, pela liberdade e dignidade de todos os homens, em particular dos humildes e oprimidos, cuja condição e sofrimentos ele compreendia desde a juventude", afirmou.
"Sua obra foi muito além das fronteiras do Brasil. Era particularmente conhecida e apreciada na França, a qual estava unido pelo coração desde que Paris o acolheu durante o exílio", acrescenta o presidente francês.
Foi enviada uma mensagem de pêsames ao presidente Fernando Henrique Cardoso, na qual Chirac afirmou que "a França compartilha hoje a dor do Brasil". Ele pediu ainda que FH transmitisse à família e amigos de Jorge Amado toda sua "solidariedade nestes momentos dolorosos".
AFP
volta