A escritora e acadêmica Nélida Piñón, afirmou que a Academia Brasileira de Letras (ABL), carece de mulheres. "Há muitas que podem entrar. Temos vários nomes no país", afirmou, sem citá-los. Ao contrário do colega Arnaldo Niskier, que dá como certa a candidatura e vitória de Zélia Gattai (viúva de Jorge Amado), Nélida disse que nada ainda está resolvido, mas torce para que Zélia aceite o convite.
Em evento encerrado há pouco no salão Petit Trianon, os Imortais declararam vaga a cadeira número 23, de Jorge Amado, cujo patrono é Machado de Assis e pela qual também passou José de Alencar. "Agora é briga de cachorro grande", brincou um dos acadêmicos durante conversa entre escritores.
Nomes não faltam para ocupar a privilegiada vaga. Cogita-se Paulo Coelho, Jô Soares e Zélia Gattai, mas surpresas como Antônio Torres e o ex-cardeal arcebispo do Rio, dom Eugenio Sales, podem aparecer. Porém, de acordo com um convicto Niskier, o que não se pode negar é que, se Zélia aceitar a candidatura, a vaga é dela.
JB Online
volta