Fãs encheram a fachada dos estúdios Abbey Road de flores e lágrimas na sexta-feira, lamentando a morte do "discreto e quieto Beatle" George Harrison. Uma multidão de aficionados, a maioria sequer nascida quando os Fab Four despontaram para a fama, enfrentaram o frio para prestar homenagens a Harrison, cuja morte aos 58 anos foi anunciada na sexta-feira.
"Sem George, não há Beatles. Ele estará em minha mente hoje. Vou acender uma vela, fazer uma prece", disse Jade Funk, norte-americana de 26 anos.
Adolescentes e jovens, além de cinquentões que cresceram com os Beatles, fizeram a peregrinação até a casa ao norte de Londres onde a banda gravou a maior parte de seus sucessos no início dos anos 1960.
"Viemos aqui para estar com ele. É o lugar certo para se estar hoje. Ajuda a compartilhar o sentimento", disse Yossi Tzarsaty, turista israelense, uma das muitas estrangeiras presentes no local.
Joe Whitehead, 27, disse que a morte representa o fim de uma era: "Vim aqui render minha homenagem para uma verdadeira lenda da indústria da música."
Fãs de música, em luto, aconchegavam-se sob a chuva, esperando pacientemente para escrever notas na parede da fachada do estúdio.
A parede - pintada todo o mês para permitir que mais gente escreva suas mensagens - e a faixa de pedestres que aparece na capa do disco Abbey Road, de 1969, estão entre as maiores atrações turísticas de Londres.
"Os Beatles eram uma constante na vida de todo o mundo. A indústria da música é tão volúvel, mas eles são parte da história britânica", disse Hayley Gelling, fã de 19 anos da cidade natal dos Beatles, Liverpool, norte da Inglaterra.
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta