Os Beatles foram e continuam sendo uma forte influência em todo o mundo musical. No país, a morte do guitarrista George Harrison abalou a muitos, mas foi sentida principalmente por artistas que viram nos Fab Four o empurrão para sua carreira musical, como Rita Lee e, mais recentemente, o grupo Los Hermanos. "George não era um Clapton na guitarra, mas seu estilo simples era inconfundível e todos os guitarristas daquela época tinham seus solos na ponta dos dedos", disse Rita Lee em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da Abril Music.
A cantora lançou recentemente o disco Aqui, Ali, em Qualquer Lugar, no qual interpreta canções dos Beatles em português com um toque de bossa nova nas melodias. Fã confessa dos rapazes de Liverpool, Rita Lee disse que Harrison era "pra lá de elegante!."
"George era o mais espiritualizado dos Fabs e não tinha pudores de compor músicas que reverenciavam o Senhor e as divindades todas...", disse ela.
"George, o Beatle tímido...Foi ele quem 'aplicou' os companheiros nas influências indianas quando praticamente desafiou: se vocês não forem à Índia comigo me considerem fora dos Beatles."
Além disso, Rita Lee lembrou do espírito "pacífico" de Harrison. "(...)Na disputa entre Lennon/Yoko e Paul/Linda ele declarou: tomara que meus companheiros sejam ainda mais felizes no amor do que na música", acrescentou a cantora.
A tristeza com a morte do ex-Beatle também tomou conta do vocalista do Los Hermanos, Marcelo Camelo. "Nunca o conheci ou falei com ele, mas é um ídolo que se vai...é como a gente se sente na morte de alguém como ele", afirmou Camelo à Reuters.
George Harrison tocou guitarra na gravação da versão em inglês da música Anna Julia, sucesso do Los Hermanos, a convite do cantor e baterista Jim Capaldi, que conheceu Camelo no ano passado durante a entrega de uma premiação do canal a cabo Multishow, no Rio de Janeiro, e gostou da canção.
"Me sinto como qualquer fã de Beatles que cresceu ouvindo as músicas deles. Estou muito chateado", afirmou o vocalista.
O guitarrista Edgard Scandurra, do grupo paulistano Ira!, disse que Harrison era o seu Beatle favorito.
"(Ele) compôs algumas das músicas mais bonitas que os Beatles gravaram, como Something e Here Cames The Sun. Teve uma carreira solo brilhante, com o típico humor inglês nas suas canções e videoclipes. Fico muito triste em ter mais um Beatle tocando na banda de cima'', afirmou Scandurra, também via comunicado.
Carlos Eduardo Miranda, diretor da gravadora Trama, contou que muitos dos seus funcionários estão abalados, incluindo o apresentador e produtor Kid Vinil. "Ele está aqui do meu lado e muito chateado. Mas a gente vai levando", contou Miranda.
"(A morte de Harrison) foi a primeira coisa que eu soube no dia e já esperava por isso, pois ele estava doente. Mas é uma pena. Tomara que ele e o Lennon façam uma dupla no céu e que um dia a gente possa ouvir."
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta