O movimento religioso Hare Krishna anunciou na sexta-feira que vai prestar homenagem a George Harrison, numa cerimônia em sua memória. Para o guitarrista, cuja morte foi anunciada na sexta-feira, o Hare Krishna foi muito mais do que apenas uma mania passageira. Foi uma devoção que durou décadas e permeou sua música e sua vida.
"Prefiro ser um dos devotos de Deus do que uma das pessoas quadradas, ditas normais, que não entendem que o homem é um ser espiritual, que tem alma", disse o ex-Beatle em entrevista concedida em 1982.
George Harrison se converteu à religião oriental nos anos 1960, ao lado de John Lennon, depois de conhecer o fundador do movimento Krishna, AC Bhaktivedanta Swami, permanecendo fiel até sua morte, na quinta-feira.
"A comunidade (Hare Krishna) está profundamente chocada e entristecida com a morte de George Harrison, que mantinha uma relação de longa data com o movimento", disse a porta-voz Varsana Devi-Dasi.
Harrison incluiu o mantra Hare Krishna, Hare Rama em My Sweet Lord, sua ode ao movimento, à paz e ao amor, e, o cantou diversas vezes enquanto tentava distrair o homem que o atacou em sua casa na Inglaterra, em 1999.
Devi-Dasi disse à Reuters que o movimento vai homenagear George Harrison na quarta-feira em sua sede britânica, Bhaktivedanta Manor.
Situada em Hertfordshire, perto de Londres, a mansão foi doada ao movimento pelo próprio Harrison em 1973, num testemunho de sua devoção a um movimento que proíbe o sexo fora do casamento e o consumo de drogas.
A Sociedade Internacional para a Consciência Krishna, mais conhecida como Hare Krishna, é um movimento hindu fundado nos Estados Unidos em 1966.
De cabeças raspadas e usando vestes de cor laranja, seus discípulos ainda são vistos nas grandes cidades do mundo, cantando e pregando paz, amor e a dieta vegetariana.
Numa entrevista concedida em 1982, George Harrison disse que sempre "se sentiu em casa com Krishna", e que a prática de ioga e dos cânticos lhe dava calma.
"Acho que já era parte de mim. Acho que é algo que está comigo de minha vida anterior", disse Harrison certa vez, mantendo a crença na reencarnação que faz parte dos preceitos do Hare Krishna.
O ex-Beatle regravou My Sweet Lord em 2000 para lembrar a si próprio da vida que existe fora do mundo material.
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta