O produtor dos Beatles George Martin disse na sexta-feira que o guitarrista George Harrison precisou lutar duro, como compositor, para se fazer ouvir, sendo geralmente preterido por seus colegas de banda John Lennon e Paul McCartney. Apelidado de "o quinto Beatle" devido a seu estreito envolvimento musical com o grupo, Martin recordou que, no início, foi apenas com dificuldade que Harrison conseguiu que suas canções fossem incluídas em álbuns dos Beatles.
"George era o mais jovem do grupo. Ele era o garoto que seguia os outros", contou Martin, 75, à Reuters Television no dia em que foi anunciada a morte de George Harrison.
"Acho que, com talentos como John e Paul, provavelmente os maiores compositores do século 20, a oposição era dura. Eles colaboravam e rivalizavam entre si."
"George teve que fazer tudo sozinho. Ele estudava, se esforçava. Tinha determinação, construía sua música com cuidado e muito trabalho, com cada pincelada em seu devido lugar."
Martin, que esteve estreitamente envolvido com os Beatles durante toda sua carreira, disse que George Harrison foi formando sua técnica de composição até o ponto de tornar-se um grande compositor.
Ele descreveu Something, composto em homenagem a Patti Boyd, a primeira mulher de Harrison, como "uma das maiores canções de amor já escritas".
Ele também recordou a espiritualidade do músico, dizendo que Harrison não queria ser famoso.
"George era uma pessoa muito espiritualizada", disse Martin. "Ele acreditava com firmeza que a alma é o mais importante de tudo. Dizia, com frequência, que precisamos descobrir o que viemos fazer no mundo."
Bondade e amor
Além disso, disse Martin, Harrison "acreditava totalmente na bondade e no amor, e sempre procurava dar isso aos outros."
Com o assassinato de John Lennon por um fã enlouquecido, em 1980, Martin disse que Harrison sofreu um choque terrível quando foi atacado e quase morto a facadas por um agressor em sua casa, em 1999.
"Ele não podia imaginar que alguém fosse tão malévolo a ponto de querer matá-lo", disse Martin. "Sua mensagem sempre foi 'amem uns aos outros'".
"Outra coisa interessante sobre George é que ele amava seus jardins. Ele era tremendamente criativo. Isso tinha quase tanta importância para ele quanto a música."
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta