A morte de George Harrison deixou uma sombra de tristeza sobre a premiação da música britânica Top of the Pops, em que astros do passado e do presente do rock lamentavam a perda do integrante mais tímido dos Beatles. O ex-parceiro de banda Paul McCartney estava escalado para entrar no Hall da Fama do evento de Manchester, mas desistiu após o anúncio da morte do guitarrista, a quem Paul chamava de seu irmão mais novo. Fumante de longa data, Harrison, de 58 anos, morreu na quinta-feira em Los Angeles após uma longa batalha contra o câncer.
Como não compareceu ao evento, McCartney, que ao lado do baterista Ringo Starr é um dos dois remanescentes dos Beatles ainda vivo, enviou mensagem em homenagem ao amigo que se foi.
"Eu gostaria de dedicar o prêmio com muito amor ao meu irmão George. Sem ele, tudo o que aconteceu não teria sido possível", dizia a mensagem.
Um silêncio após a homenagem tomou conta das 12 mil pessoas que acompanharam na seq ência um vídeo com imagens de Harrison, dos tempos de cara de menino de Liverpool até os momentos em que aprendia a tocar cítara nas montanhas do Himalaia.
O concerto terminou com um quarteto de guitarras executando Here Comes the Sun, clássico dos Beatles composto por George Harrison. O Top of the Pops é um programa semanal com mais de dez anos na TV britânica que já revelou muitos astros da música pop.
Durante a premiação, alguns dos maiores nomes do pop prestaram sua homenagem a Harrison, personagem marcado por seu jeito singelo e por seu talento musical, comparável apenas a sua modéstia.
"Como fã que sou desde os tempos de criança, estou muito, muito triste com isso porque todos nós achávamos que ele poderia ultrapassar os problemas. Todos acreditavam que ele iria sair dessa", disse Mick Hucknall, líder do grupo inglês Simply Red.
O cantor galês Tom Jones, outro ícone da explosão pop dos anos 60, disse que mundo perdeu um grande homem. "Ele era uma pessoa amável, despretencioso, quieto, um grande músico", disse.
A vocalista Mel-B, das Spice Girls, afirmou que os Beatles ainda fazem parte de sua lista de favoritos. "É muito triste. Eu até hoje ouço os Beatles. Eram grandes, realmente fabulosos. Meus sentimentos para familiares e amigos", declarou a cantora.
Embora ele sempre tenha preferido ficar atrás dos holofotes, a influência de Harrison na modelagem do som dos Beatles não foi apagada pelo talento de Lennon e McCartney.
"A filosofia de vida de George era viver em paz e com amor no coração. Ele era um homem cheio de amor. É uma das razões de tudo o que foram os Beatles", declarou a cantora escocesa Lulu, famosa intérprete de To Sir With Love.
O pianista Jools Holland, que gravou com Harrison a última canção composta pelo ex-Beatle em outubro, Horse to the Water, lamentou a morte do amigo. "Perdemos uma das mais importantes figuras da música popular, além de ser a pessoa mais generosa e amável que eu já conheci".
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta