A família de George Harrison planeja jogar as cinzas do guitarrista dos Beatles, morto na semana passada, no sagrado rio Ganges, na Índia, depois de uma cerimônia particular, afirmou nesta segunda-feira um porta-voz do movimento Hare Krishna. Mas o porta-voz Mahamantra Das disse que a viúva de Harrison, Olívia, e seu filho Dhani, desejam que a visita à Índia e a cerimônia na cidade sagrada de Varanasi seja "bem privada".
"Eles não querem se expor", declarou o porta-voz à Reuters em Nova Délhi, acrescentando que a família de Harrison estava acompanhada por dois membros do movimento Hare Krishna.
Ele afirmou que integrantes do movimento Hare Krishna ao redor do mundo estavam orando "pela alma" do músico, que se tornou um seguidor Hare Krishna e acreditava na reencarnação.
"Harrison era nosso querido devoto", declarou o porta-voz da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), conhecida como movimento Hare Krishna.
De acordo com os princípios do Hare Krishna, que é uma seita hindu, a submersão das cinzas simboliza o percurso que a alma faz em direção à consciência eterna.
O guitarrista, que morreu na semana passada em Los Angeles, aos 58 anos, foi cremado em um caixão de papelão.
Das afirmou que o escritório do Hare Krishna em Londres havia informado o movimento na Índia que a família de Harrison estava voando para o país, a fim de proceder à submersão das cinzas em Varanasi.
Algumas das cinzas de Harrison também seriam submersas em dois outros locais sagrados, em Allahabad e Brindavan, no Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia afirmou Das.
Os jornais britânicos informaram que a família de Harrison planejava viajar em um avião particular, partindo de Los Angeles, onde o músico morreu na quinta-feira passada após uma longa batalha contra o câncer.
Harrison morreu numa residência particular em Los Angeles, com sua esposa e seu filho, Dhani, de 24 anos, ao seu lado.
Jornais britânicos disseram no sábado que Harrison passou seus últimos momentos cantando Hare Krishna e disse à sua família e amigos que Krishna o ajudou a "ver Deus".
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta