O álbum histórico de George Harrison All Things Must Pass está voando das prateleiras e escalando as paradas de sucesso, embalado pela onda de nostalgia provocada por sua morte, na última quinta-feira, após uma longa batalha contra o câncer. "As vendas do álbum tiveram um aumento significativo desde a sexta-feira. Se a tendência se mantiver, ele vai entrar para a lista dos 40 mais vendidos", disse à Reuters na segunda-feira um porta-voz da HMV, cadeia britânica de lojas de discos.
O álbum, que inclui a faixa mística My Sweet Lord - primeira canção solo de um Beatle a liderar as paradas - foi lançado no final da década de 1970, mas foi digitalmente remasterizado e relançado no início deste ano. Harrison morreu na quinta-feira, aos 58 anos.
O álbum foi visto como uma tentativa decisiva feita pelo ex-Beatle para escapar da sombra gigante lançada pela dupla Lennon e McCartney, que dominou o mundo nos anos 1960.
Contando com participações de músicos de altíssimo nível como Eric Clapton, Ginger Baker e Billy Preston e produzido pelo famoso Phil Spector, o álbum marcou o ponto mais alto da carreira solo de George Harrison.
"Seria um enorme tributo a ele se o álbum voltasse a figurar nas paradas, porque mostraria que as pessoas o estão comprando especificamente em memória dele", disse o representante da HMV.
A viúva de Harrison, Olivia, e seu filho, Dhani, pretendem espalhar suas cinzas no rio Ganges, na Índia, numa cerimônia Hare Krishna que simboliza a viagem da alma à vida eterna.
George Harrison tinha gravado secretamente um novo álbum, cujo título provisório é Portrait of a Leg End (um trocadilho com a palavra "legend" ou lenda).
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta