O mistério cercou os últimos rituais para o guitarrista dos Beatles, George Harrison, na terça-feira. Representantes do Hare Krishna forneciam informações escassas sobre o lançamento das cinzas do músico no sagrado rio Ganges, na Índia. Harrison, que por muito tempo foi devoto da seita hindu, era intimamente ligado à cidade hindu de Varanasi, onde deveria acontecer o lançamento de suas cinzas, num ritual que simboliza o percurso de sua alma em direção à consciência eterna.
Harrison morreu na semana passada aos 58 anos em Los Angeles depois de uma batalha contra o câncer. Ele foi cremado num ataúde de papelão horas após sua morte, mantendo a tradição da fé que havia adotado.
Em Nova Délhi, seguidores do Hare Krishna cantaram preces para a alma de Harrison, mas ninguém pôde fornecer detalhes sobre quando, aonde e se a cerimônia de lançamento das cinzas no rio vai realmente acontecer.
As autoridades do Estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, afirmaram que pode ser que o ritual já tenha acontecido, silenciosamente.
"Até agora não recebemos nenhuma informação em relação às cinzas de Harrison", disse à Reuters o secretário de Interior do Estado, Naresh Dayal. "Tudo o que posso presumir é que talvez eles tenham desejado que a cerimônia fosse um assunto particular, então eles já podem ter vindo e ido embora, sem informar ninguém."
Em Varanasi, um funcionário do Hare Krishna que antes havia dito que a cerimônia deveria acontecer durante o amanhecer mudou o discurso. "Parece que fui mal informado por alguém de Délhi", declarou Arajit Das aos repórteres.
Veja também:
Página do especial George Harrison
Morre o segundo Beatle
Ouça George Harrison na Rádio Terra
Biografia do Beatle
Matérias:
Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
"Ele era meu melhor amigo", diz Ringo Starr
As principais canções de George Harrison
George gravou sua última canção em 1º de outubro
Os Beatles, o grupo do século
As datas fundamentais da história dos Beatles
Fotos:
Os períodos da vida de Harrison
Fórum:
Comente sobre a perda de mais um Beatle
Entrevistas:
"George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
Multimídia:
Chat Show com Beatles 4 Ever
Reuters
volta