Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Zélia Gattai assume cadeira na ABL com festa baiana


Quarta, 22 de maio de 2002, 10h46

A escritora Zélia Gattai tomou posse da ilustre cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em uma grande festa que começou na noite de terça-feira e entrou pela madrugada.

Zélia Gattai, 85 anos, passou a ser a quinta mulher imortal da academia e a primeira viúva a ocupar uma vaga que pertencia ao marido.

Dezenas de pessoas lotaram o salão nobre da ABL no centro do Rio de Janeiro para acompanhar o discurso de posse de Zélia que tinha 27 páginas e durou 45 minutos. "Venho para ocupar com orgulho e com muita humildade a cadeira que foi durante 40 anos de Jorge Amado."

Durante o discurso, Zélia se recordou do primeiro encontro com o marido: "Foi amor à primeira vista. Jorge sempre me dizia que quando pousou pela primeira vez os olhos em mim, seu coração disparou."

Ela também lembrou que foi Jorge Amado quem a estimulou a entrar no mundo da literatura. Seu primeiro livro, Anarquistas Graças a Deus, foi escrito quando tinha 63 anos e virou minissérie de televisão. Depois disso, mais 13 obras já foram publicadas.

Estavam presentes à festa boa parte da família de Zélia, o governador da Bahia, Otto Alencar, o prefeito de Salvador, Antônio Imbassay e o ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães. A governadora do Rio, Benedita da Silva, foi representada pelo marido, Antônio Pitanga.

O presidente Fernando Henrique Cardoso e a primeira-dama, Ruth Cardoso, enviaram um telegrama parabenizando Zélia pela posse.

Antônio Carlos Magalhães disse a jornalistas que "o que Jorge Amado fez pela Bahia merece sempre nossas homenagens e Zélia é uma grande escritora e motivo de felicidade para o Estado."

A festa na ABL aconteceu em um clima bem baiano, apesar de Zélia ser paulista de nascimento. Baianas de branco serviam acarajés aos convidados.

"O mais importante disso tudo é que Zélia Gattai conquistou essa vaga na ABL e não herdou do marido. Ela entrou aqui pelo seu talento e capacidade", disse a jornalistas o imortal Carlos Heitor Cony.

Zélia Gattai foi eleita com 32 votos no final do ano passado. Ela concorreu à vaga com Joel da Silveira que a acusava de entrar para a instituição apenas por herança.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade