Um artista austríaco tem grandes expectativas para a mostra de artes Documenta de Kassel, em junho - ele quer plantar 70 mil pés de maconha nos parques, canteiros de flores e ilhas de tráfego da parte oeste da cidade. "Nós não somos grandes fumantes e isto não é uma brincadeira. É uma visão séria das drogas leves. Nós queremos mostrar que a maconha é normal, assim como o trigo ou outra coisa", disse o organizador do projeto, Robert Jelinek. "Nós vamos trabalhar com os limites do que é legal e o que não é. Não somos ativistas pró-maconha", disse Jelinek, acrescentando que não acredita estar cometendo um crime.
A Documenta, que acontece a cada cinco anos, é uma das maiores mostras de arte contemporânea da Europa e se estenderá de 9 de junho a 15 de setembro.
Um porta-voz do evento falou que o projeto não estava na lista oficial de exibições.
A plantação será feita por voluntários e deve começar no dia 8 de junho, continuando por cerca de 10 dias. Os pés de maconha devem amadurecer em três meses.
O projeto foi desenvolvido como um tributo à instalação do artista alemão Josep Beuys 7 mil carvalhos para Kassel, uma contribuição para a Documenta de 1982, disse Jelinek. "Nós só queríamos fazer mais", comentou o artista.
Reuters
volta