Imaginar o roqueiro Alice Cooper como um mestre de cerimônias de um ritual macabro não é difícil - é só lembrar de suas performances no palco, com triângulos pretos pintados nos olhos, completamente descabelado. Mas imaginar Cooper escrevendo uma história, mesmo que em quadrinhos, já é um pouco mais complicado. O astro com fama de "maldito" não só ajudou o cultuado roteirista Neil Gaiman (criador da série Sandman) a escrever a publicação A Ûltima Tentação, como tem uma estranha semelhança com o Mestre de Cerimônias - um dos personagens centrais da história.
O livro, com 112 páginas, foi lançado no Brasil em maio pela editora Pandora Books, com edição limitada de mil cópias.
A bizarra parceria entre o músico e o roteirista começou quando Cooper chamou Gaiman para ajudá-lo a desenvolver um álbum conceitual chamado The Last Temptation. A história contida no disco acabou virando os quadrinhos, lançados pela Marvel em 1994.
"No quarto do hotel conversamos sobre ficção de horror, sobre o que gostaríamos de fazer com a história do disco. Nos lembramos do Grand Guignol, o teatro francês de sangue e horror...sobre os péssimos filmes italianos de terror e sobre as histórias de Fausto", escreve Gaiman, na introdução no livro, relembrando o primeiro encontro dos dois.
A narrativa conta a vida do garoto Steven, que recebe uma proposta do Mestre de Cerimônias (incrivelmente semelhante a Cooper), depois de uma performance no sinistro Teatro Real, no Dia das Bruxas.
Os três capítulos que compõem a obra - intitulados Sozinho num Local Maligno, Guerra Profana e Purificado pelo Fogo - são referências às três faixas principais do álbum The Last Temptation, com trechos das letras e situações criadas.
Reuters
volta