A exposição Tecnologia e Civilização - A Importância da Enciclopédia Diderot e D'Alembert, poderá ser vista até 20 de junho, no Teatro do Sesi, no Rio de Janeiro.Aberta na quinta-feira (23) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a exposição mostra parte dos 46 volumes da publicação francesa (dois deles somente com ilustrações), datada de 1752.
A exposição percorrerá todas as unidades do Sistema Firjan no interior do Estado do Rio e, mais tarde, ficará exposta no Centro Cultural Franklin Sampaio, em Petrópolis, na casa de rico acervo cultural que pertenceu ao industrial e que está sendo restaurada pela Firjan.
O exemplar da enciclopédia, considerada "O livro dos livros" por ter permitido a difusão da tecnologia e, portanto, sido importante ferramenta para a revolução industrial na França, foi encontrado em um sebo de Paris pelo diretor do Centro Internacional de Negócios da Firjan e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), Amaury Temporal, durante uma viagem de negócios, no ano passado.
Avisado da possibilidade de venda da obra, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, decidiu adquiri-la e incorporá-la ao acervo da entidade.
A data da inauguração da exposição coincide com as comemorações do Dia da Indústria. A idéia da exposição, que conta com o apoio do Arquivo Nacional, contextualiza a Enciclopédia dentro da revolução industrial, por ter permitido o acesso em massa a informações antes restritas a pequenos grupos familiares.
A partir daí, começou a ser montado o cenário para o nascimento das grandes corporações. Pouca gente pensa nisso, mas a atividade indústrial foi viabilizada pela Enciclopédia e pela transmissão de conhecimentos que ela que permitiu.
Diderot e D'Alembert ajudaram a disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos da época e tiveram o apoio de diversos cientistas e intelectuais de seu tempo, entre eles Rousseau e Voltaire.
A palavra enciclopédia significa aprisionamento de conhecimentos e sua finalidade é reunir conhecimentos dispersos e apresentá-los de forma sistêmica. Na metade do Século XVIII, o editor Denis Diderot lançou sua Encyclopédie, um trabalho feito em conjunto com Jean D'Alembert, que se responsabilizou pelas áreas de matemática e física.
Foi chamada "O livro dos livros", tamanha sua importância e seu peso intelectual. O Século XVIII ficou marcado como "O Século dos Enciclopedistas".
A exposição Tecnologia e Civilização - A Importância da Enciclopédia Diderot D'Alembert pode ser visitada do Teatro do Sesi, Avenida Graça Aranha 01, Centro, Rio de Janeiro.
Agência Brasil
volta