Será lançado no próximo dia 27, às 17 horas, o livro Presidentes do Brasil, uma biografia dos 38 homens que presidiriam o país - de Deodoro da Fonseca a Fernando Henrique Cardoso - com momentos dramáticos e pitorescos de suas vidas.Participam da solenidade, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o ministro Celso Lafer, das Relações Exteriores, e Fernando Henrique, além de representantes da Universidade Estácio de Sá, que editou o livro em parceria com a Editora Rio.
Foram onze eleições presidenciais diretas na Primeira República, todas vencidas pelo candidato governista; nenhum ditador julgado pelos seus atos; vinte e cinco presidentes civis e quinze militares; sete presidentes nascidos em Minas Gerais, sete no Rio Grande do Sul e sete no Rio de Janeiro; dez presidentes não completaram o mandato, sete vice-presidentes assumiram o cargo no impedimento do titular e dois presidentes terminaram seus mandatos e se recusaram a passar a faixa presidencial a seus sucessores.
Conta ainda que os presidentes tomaram posse, em média, aos 56 anos de idade. O mais jovem foi Fernando Collor de Mello (40 anos) e os mais velhos chegaram ao poder aos 67 anos: Nereu Ramos, Getúlio Vargas (no segundo governo) e Ernesto Geisel. Com a reeleição, Fernando Henrique passou a fazer parte do segundo clube (67 anos).
Os fatos foram pesquisados e organizados por Fábio Koifman, professor do curso de Relações Internacionais, diretor de pesquisa e diretor geral da vice-reitoria de pós-graduação da Estácio.
JB Online
volta