Na antiguidade, o Coliseu de Roma podia acomodar apenas 50.000 espectadores para assistir às sangrentas batalhas entre gladiadores e leões, mas em breve o local abrirá suas portas para milhares de visitantes - e visitantes virtuais. O antigo estádio caiu na moda online, e no início do próximo ano será monitorado por 40 web-cameras que permitirão aos usuários de Internet ficar plugados 24 horas por dia, informou o Ministério da Cultura da Itália na quarta-feira.
"As pessoas poderão ver coisas que não ficam disponíveis aos visitantes normais, como a Passagem de Commodus", disse uma porta-voz do ministério, referindo-se ao túnel privado usado pelo imperador para chegar ao anfiteatro.
É esperado que as câmeras façam com que a popularidade do Coliseu - o ponto turístico arqueológico mais visitado da Itália com 3 milhões de turistas por ano - cresça ainda mais. O ministério informou que o número de visitantes deve subir para 10 milhões.
Diferentemente de turistas tradicionais, os usuários de Internet poderão também "escalar" até o topo do estádio, assistir ao trabalho de restauração e espiar concertos ao vivo e exibições que acontecem no antigo local através do endereço www.colosseumweb.org.
No entanto, os "surfistas" terão de pagar por alguns desses privilégios, disse a porta-voz . Apesar dos detalhes ainda não terem sido totalmente planejados, jogos online e outras atrações interativas podem ficar apenas no modo pay-per-view.
O antigo estádio romano foi inaugurado em 80 d.C. quando batalhas entre gladiadores, leões, elefantes e ursos eram o espetáculo principal.
Reuters
volta