Mildred Wirt Benson, criadora da série Nancy Drew, morreu nesta terça-feira, aos 96 anos de idade, num hospital da cidade americana de Toledo (Ohio, leste).A personagem Nancy Drew, uma detetive adolescente, nasceu em 1930 e, ao longo de quase 70 anos, já foi protagonista de 350 livros, seis filmes e duas série de TV.
Amigos de Mildred Benson, que escreveu os primeiros 23 episódios de Nancy Drew sob o pseudônimo de Carolyn Keene, disseram que ela morreu em atividade.
Segundo a jornalista Rebekah Scott "ela se sentiu mal assim que colocou o ponto final na coluna do jornal, que mantinha há 12 anos".
Rebekah trabalhava com Millie, como era chamada pelos amigos, no jornal The Blade, da cidade de Toledo.
Na opinião de Rebekah Scott, Benson foi vítima de um ataque cardíaco, mas os funcionários do Toledo Hospital ainda não divulgaram o atestado de óbito.
Os livros de Benson transformaram-se em fenômeno editorial, vendendo mais de 100 milhões de volumes, com traduções para 17 idiomas. Como jornalista durante 58 anos, primeiro no Toledo Times, depois em The Blade, cobriu assuntos judiciais e os relacionados ao governo municipal, tendo vivenciado episódios dignos de sua heroína de ficção -uma vez, chegou a subir numa janela para acompanhar uma reunião de governo, a portas fechadas.
"Millie Benson foi uma das maiores escritoras e jornalistas do século XX", escreveu John Robinson Block, editor-chefe do jornal The Blade no obituário divulgado nesta quarta-feira.
AFP
volta