A Paris cosmopolita ferve e goza em alguns de seus bairros da presença de gente do mundo inteiro, permitindo a organização do Festival de Culturas que este ano oferece obras teatrais do chileno Luis Sepúlveda e o uruguaio Carlos Liscano, assim como danças e festas com as bailarinas do coreógrafo brasileiro Katto Ribeiro.Este festival, chamado também de Atitude 18, é organizado há cinco anos pela prefeitura do popular bairro XVIII de Paris, nos arredores da Igreja de Montmartre, a noroeste, com a colaboração da Câmara Municipal da capital e do ministério da Cultura francês.
"A programação busca mostrar criações originais nos campos da dança e teatro. Mediante leituras bilíngüe convida a descobrir formas da literatura contemporânea estrangeira. Pretendemos favorecer o acesso à cultura do maior número de pessoas e fortalecer o diálogo e os laços sociais nos bairros de Paris", declarou Claude Boucher, a presidente do Festival, cuja inauguração foi assistida pelo prefeito socialista de Paris, Bertrand Delanoe.
Neste festival participam numerosos artistas do mundo árabe e do continente africano. Além de outros grandes nomes da cultura latino-americana, o coreógrafo brasileiro Katto Ribeiro, fundador em 2001 da campania de dança Rhadiofolio, apresenta o espetáculo Lendas Urbanas, que aproveita o movimento da cidade e suas influências.
Com música de François Boukhalfa, Ribeiro põe para dançar nas ruas de Montmartre os dançarinos Audrey Chicheportich, Elisabeth Garreri, Audrey Goubault e Emma Hassen.
As bailarinas de Katto Ribeiro animarão também a Festa Latina que encerra em 9 de junho o Festival de culturas do XVIII bairro de Paris.
AFP
volta