O rei Juan Carlos I de Espanha inaugurou nesta sexta-feira a LXI edição da Feira do Livro de Madri que, até o próximo 16 de junho, apresentará as últimas novidades editoriais, assim como conferências e mesas redondas das quais participarão escritores como Salman Rushdie ou Antonio Lobo Antunes, entre outros.O rei espanhol, acompanhado da ministra da Educação e Cultura, Pilar del Castillo, percorreu os 385 stands montados no parque do Retiro, onde estão expostos os livros.
Don Juan Carlos chegou a comprar algumas obras como A nova diplomacia russa, do chanceler russo, Igor Ivanov, com quem se encontrará na próxima semana, e As nuvens do poeta espanhol Luis Cernuda.
A feira também será local para uma série de conferências e mesas redondas sobre diferentes temas que contarão com as presenças dos escritores britânico Salman Rushdie e português Antonio Lobo Antunes - um dos finalistas do Prêmio Príncipe de Asturias das letras-2002, que premiou o dramaturgo americano Arthur Miller.
A previsão dos organizadores é de receber dois milhões e meio de visitantes com a venda de 600.000 volumes, avaliados em 13,22 milhões de euros (12,30 milhões de dólares).
AFP
volta