O presidente francês Jacques Chirac anunciou esta terça-feira que decidiu trasladar as cinzas do romancista e dramaturgo Alexandre Dumas ao Panteon, ao comemorar na Biblioteca Nacional da França (BNF) o bicentenário do nascimento do escritor Victor Hugo. O chefe do estado francês, que inaugurava em presença da ministra da cultura e comunicação, Catherine Tasca, a exposição Victor Hugo, o homem oceano, prestou uma homenagem conjunta aos grandes escritores franceses nascidos em 1802.
"Um e outro acenderam a alma e a imaginação através do poderio da inspiração e da palavra", frisou, precisando que estavam unidos por "uma forte amizade forjada nas batalhas do romantismo".
"Este ano, disse, é também o do bicentenário do nascimento de Dumas. Era o mais popular dos românticos. Continua sendo atualmente o mais lido dos escritores franceses no mundo. Era de justiça que nosso país lhe expressasse seu reconhecimento. Por isso decidi o traslado de suas cinzas ao Panteon, onde encontrará de novo um amigo".
Romancista e dramaturgo, Alexandre Dumas (1802-1870), escreveu entre outras obras célebres "Os três mosqueteiros" e "O conde de Monte Cristo".
O escritor Victor Hugo (1802-1885) foi o autor de "Os Miseráveis", entre outros trabalhos.
AFP
volta