3 orações para o dia de Santo Inácio de Loyola
Conheça a história do santo e confira orações para celebrar a data
O Dia de Santo Inácio de Loyola é uma festa cristã em homenagem ao sacerdote e teólogo espanhol que se tornou o fundador da Companhia de Jesus, também conhecida como a Ordem dos Jesuítas. Essa comemoração ocorre todo 31 de julho, data de sua morte em 1556.
História
Nascido em maio de 1491 e pertencente a uma família nobre espanhola, Iñigo López de Loyola, como era chamado antes da conversão religiosa, viveu os primeiros 26 anos de sua vida com muita vaidade e ostentação. Era do exército espanhol e, numa batalha contra a França, foi gravemente ferido. Este foi o fim de sua carreira militar e o início de sua conversão.
Enquanto se recuperava no castelo de sua família, começou a ler alguns livros que falavam da vida de Cristo e histórias de santos. O fascínio foi instantâneo e, a partir daquele momento, Iñigo López abandonou as armas e converteu-se ao catolicismo. Sua vida passou a ser de penitências e orações, e sua intensa experiência resultou na obra "Exercícios Espirituais", manual para meditações com base em suas vivências místicas.
Santo Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa católica romana conhecida como os jesuítas. Em 1540, a nova ordem religiosa foi reconhecida pelo Papa. Os jesuítas espalharam-se pelo mundo durante o contexto da "guerra espiritual" entre católicos e protestantes. No Brasil, tiveram um papel importante fundando colégios e igrejas.
Além da educação, os jesuítas tiveram grande influência na arquitetura, nas artes, na medicina, no ensino de ofícios, na indústria de laticínios, no cultivo de cana-de-açúcar e de numerosas plantas europeias e asiáticas. Em São Paulo, a ordem participou da fundação da Pontíficia Universidade Católica (PUC).
Inácio de Loyola morreu em 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Nessa data, os jesuítas lembram a sua memória e a missão da Companhia.
Orações
Inácio de Loyola tinha algumas orações de sua preferência. Além daquela conhecida como "Oração de Santo Inácio", extraída dos seus Exercícios Espirituais, a Alma de Cristo era, sem dúvida, uma de suas preferidas.
1. Oração de Santo Inácio
Tomai, Senhor, e recebei
Toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade
Tudo o que tenho e possuo, Vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão Vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade.
Dai-me somente, o Vosso amor, Vossa graça
Isto me basta, nada mais quero pedir.
2. Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó, bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me afaste de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para vós para que, com os vossos santos, vos louve por todos os séculos dos séculos.
Amém.
Oração a Santo Inácio de Loyola
Ó, glorioso Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, presente e atuante em todos os recantos da terra, nós louvamos a Deus pelas graças divinas que recebestes e fizestes frutificar para o bem da Igreja. Fazei que possamos entregar nossa vida a Cristo, como vós entregastes. Possamos viver na mortificação de nosso corpo e fazer verdadeira penitência dos pecados.
Enfim, pedimo-vos humildemente a graça de viver o espírito de oração, de humildade, de confiança em Deus, procurando, em tudo e em todas as coisas, a maior glória de Deus.
Santo Inácio, rogai por nós. Amém.