Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'A colaboração acelera a performance', diz executivo Hélio Oliveira ao compartilhar dicas de carreira para gerentes comerciais

3 abr 2025 - 23h45
Compartilhar
Exibir comentários

Diretor comercial da Ypê destrincha os detalhes que dão protagonismo ao gerente comercial no ambiente corporativo

O gerente comercial deve analisar o mercado e identificar oportunidades.
O gerente comercial deve analisar o mercado e identificar oportunidades.
Foto: Divulgação / Márcia Piovesan

Para acompanhar o dinamismo do ambiente corporativo, o gerente comercial precisa ir além de liderar uma equipe de vendas. Segundo Hélio Oliveira, diretor comercial da Ypê, esses profissionais têm a responsabilidade de conectar a estratégia da empresa ao mercado para garantir o alcance dos objetivos de vendas com eficiência.

Dessa forma, tornam-se peças-chave na definição de estratégias de crescimento e no fortalecimento da cultura organizacional orientada para gerar resultados.

Um profissional de destaque precisa combinar visão estratégica com execução prática. São fundamentais:

- Liderança inspiradora;

- Inteligência emocional;

- Domínio da análise de dados para tomada de decisão;

- Capacidade de negociação;

- Foco em resultados;

- Adaptabilidade aos cenários dinâmicos

Segundo Oliveira, um gerente comercial que sabe influenciar outras áreas e se posicionar estrategicamente dentro da empresa ganha relevância e impacto em suas decisões.

Estratégias para impulsionar resultados

Para que o gerente comercial se torne referência, é essencial conhecer profundamente o cliente e o mercado, investir na capacitação da equipe, buscar diferenciação por meio do valor agregado e não apenas pelo preço, e inovar nos modelos de venda.

Oliveira também destaca a importância do alinhamento entre as áreas de marketing, supply chain e finanças, garantindo que todas as frentes da empresa estejam coordenadas.

Desafios do mercado

Para Hélio, a volatilidade, a pressão por resultados e as mudanças no comportamento do consumidor exigem que esses profissionais estejam sempre próximos dos clientes, utilizando tecnologia e inteligência de mercado.

Ferramentas como CRM, BI e automação comercial são aliadas para uma gestão eficaz de indicadores. Além disso, manter a equipe engajada e adaptável é essencial para garantir a consistência do desempenho.

Integração com outras áreas

Para ampliar o impacto de suas decisões, o gerente comercial deve fortalecer seu relacionamento com outras áreas da empresa. Hélio ressalta que a colaboração entre comercial, marketing, logística, planejamento e finanças é fundamental para garantir uma visão integrada do negócio.

De acordo com o diretor, estratégias como reuniões regulares, compartilhamento de indicadores e a escuta ativa dos diferentes setores criam sinergia e fortalecem a tomada de decisões.

Márcia Piovesan
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade