Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enchentes no Rio Grande do Sul, saiba como ajudar as vítimas

1 jun 2024 - 02h03
(atualizado em 3/6/2024 às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul está passando por uma das piores enchentes já registradas, as tempestades atingem o estado desde o último final de semana de abril, todas as regiões foram afetadas.

Foto: Prefeitura de Santa Cruz do Sul / Meu Passeio

O governador Eduardo Leite declarou estado de calamidade pública, destacando que esta é uma situação sem precedentes na história do estado.

O último balanço da Defesa Civil, até 5 de maio de 2024, os impactos das fortes chuvas no estado registraram números alarmantes: 334 municípios foram afetados, com um total de 16.609 pessoas buscando abrigo em locais de assistência emergencial. O número de desalojados chegou a 88.019, enquanto 780.725 indivíduos foram diretamente afetados pela situação calamitosa. Os registros incluem também 155 feridos, 103 desaparecidos e um trágico total de 75 óbitos confirmados

O São Paulo para Crianças é solidário a sitação que o povo gaúcho está enfrentando, lamentamos pelas vítimas e nos solidarizamos com os familiares, feridos e todos que perderam seus bens.

Saiba como ajudar as vítimas da enchente

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do estado optou por reativar o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Restabelecendo a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado e vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.

Os recursos provenientes das doações serão integralmente direcionados para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas. A reabertura deste canal oficial de doações tem como objetivo centralizar a ajuda financeira, oferecer segurança aos doadores e aumentar a transparência na utilização dos recursos, uma vez que todas as movimentações financeiras serão submetidas à auditoria e fiscalização do poder público.

Atenção: Ao realizar a operação, é fundamental confirmar que o nome da conta indicada seja "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco seja o Banrisul.

A Central Única das Favelas (CUFA - RS) está mobilizada em função de auxiliar os afetados, contribuindo diretamente na logística de entrega de doações, as quais podem ser destinadas para os contatos sinalizados abaixo. Também está recebendo doações através da chave PIX doacoescufars@gmail.com

  • CUFA Esteio: Eduardo Cardoso - 51 99938 3662
  • CUFA Montenegro: Rogério Santos - 51 98184 4018
  • CUFA Sapucaia do Sul: Fábio Evangelista 51 99943 6779
  • CUFA São Leopoldo: Pablo Dalavera - 51 99238 8068
  • CUFA Alvorada: Rodrigo Borba - 51 98444 5278
  • CUFA Santa Maria: Abraão da Silva - 55 99215 9096
  • Porto Alegre, Vale do Taquari ou outras regiões: Junior Torres - 55 99659 2525

Pontos físicos que estão recebendo doações

Doações nas agências dos Correios

As agências dos Correios em São Paulo, Paraná e parte do Rio Grande do Sul estão recebendo doações a partir desta segunda-feira, 6 de maio, para ajudar as vítimas das intensas chuvas que assolaram o estado gaúcho, causando mortes, desabrigados e danos significativos nas infraestruturas locais. Os Correios transportarão gratuitamente os donativos, incluindo alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e vestuário, em parceria com a Defesa Civil estadual. Em Santa Maria, os Correios disponibilizaram caminhões e funcionários para auxiliar as operações de socorro.

POUPA TEMPO - Todas as 241 unidades da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e interior

Prioridade para água potável, produtos de limpeza, produtos de higiene, itens de vestuário

NAGUMO E MIXTER NAGUMO - Todas as lojas (supermercados)

Estão aceitando doações de: alimentos não perecíveis, água potável, roupas e agasalhos, produtos de higiene e limpeza, alimentos para cães e gatos.

OPUS Entretenimento: disponibiliza pontos de coleta físicos nos teatros e casas de shows para ajudar o Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior enchente da sua história.

  • Teatro Bourbon Country: Rua Tulio de Rose, nº 80 - SUC 301 A - Jardim Europa - Porto Alegre - RS
  • Teatro Bradesco: Rua Palestra Itália, nº 500 - Loja 263 - 3º Piso - Perdizes - São Paulo - SP
  • Vibra São Paulo: Av. das Nações Unidas, 17955 - Vila Almeida - São Paulo - SP, 04795-100
  • Teatro Sabesp Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação - São Paulo - SP
  • Grande Florianópolis: 4000 SC 281 - CEP: 88122-001 - Sertão do Maruim - São José - SC

Doe o que puder: roupas, itens de higiene, cobertores, alimentos, enfim, qualquer ajuda é bem-vinda!

Zona Leste

Garagem 55 - Rua Borges de Figueiredo, 1089 - Mooca, São Paulo, das 12h às 20h

Estão aceitando doações de: água, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, roupa de cama e banho.

IBRACHINA - Ibrachina Arena - Rua Borges de Figueiredo, 1325 - Mooca, São Paulo,  das 08h às 22h

Zona Oeste

FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO (FUSSP)Depósito do FUSSP - Avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré, São Paulo, das 08h às 17h.

Prioridade para água potável, produtos de limpeza, produtos de higiene e itens de vestuário.

Continental Shopping

O Continental Shopping, juntamente com o Rotary Clube Vila São Francisco, estabeleceram pontos de coleta para doações destinadas às vítimas. Roupas limpas e em bom estado, água, alimentos não perecíveis, ração para pets e produtos de higiene e limpeza têm prioridade na arrecadação. São caixas de coleta em todos os pisos do Shopping, facilitando o acesso para aqueles que desejam contribuir. É importante destacar que os produtos devem ter validade superior a 20 dias, garantindo sua utilidade para as famílias afetadas.

Zona Sul

Feira do Bem promove solidariedade em São Paulo com festival gastronômico e atividades para a família

Nos dias 08 e 09 de junho, das 10h às 19h, a Feira do Bem acontecerá no ParCão da Chácara Klabin, em São Paulo. O evento é gratuito e terá atrações para toda a família, incluindo um festival gastronômico com comidas variadas, oficinas temáticas para crianças e adultos, música ao vivo, brincadeiras e projetos sociais.

O evento visa ajudar o Rio Grande do Sul, reunindo pequenos produtores e marcas autorais que oferecerão produtos exclusivos. A Feira do Bem será realizada no ParCão da Chácara Klabin, localizado entre a Avenida Prefeito Fábio Prado e a Rua Vergueiro, próximo ao metrô Santos Imigrantes.

Região metropolitana de São Paulo

Base Aérea de São Paulo

Endereço: Portão G1 - Av. Monteiro Lobato, 6365 - Guarulhos - SP ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto), das 8h às 18h.

ABC

O Fundo de Solidariedade da Prefeitura de Santo André está recebendo doações com o apoio dos Shoppings da região e lojas, veja os pontos físicos aqui:

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 14h às 20h

Loja Solidária Coop

Av. Queirós dos Santos, 456, todos os dias das 8h às 22h

Lojas Copafer

Em Santo André: Av. dos Estados, 4.555 - Santa Teresinha - Santo André - SP e na loja Mauá: Av. Comendador Wolthers, 142 - Capuava - Mauá - SP. Horário de Atendimento é de segunda a sábado das 7h30 às 21h. Domingos e feriados das 8h30 às 19h.

O que doar para as vítimas das enchentes?

  • Alimentos não perecíveis
  • Água potável
  • Kits de higiene e de limpeza
  • Itens de vestuário (lembre de amarrar os pares dos sapatos para facilitar na separação)
  • Roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores
  • Móveis e eletrodomésticos
  • fraldas
  • brinquedos
  • material escolar
  • livros de pintura

Atenção voluntários!

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro online.

Profissionais de saúde voluntários

A Secretaria da Saúde (SES) está cadastrando profissionais de saúde para comporem um banco de voluntários. Eles poderão ser convidados a auxiliar os municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas e pelas enchentes. A colaboração de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, deverá ocorrer em hospitais, unidades de pronto atendimento e nos demais serviços de saúde.
Os profissionais que desejam atuar de forma voluntária devem preencher o cadastro no no site da SES. Ao fazer o registro, o profissional autoriza que seus dados sejam disponibilizados pela SES para as gestões municipais e instituições de saúde, caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho.
O cadastro é destinado àqueles profissionais que possuem disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios. A inscrição não garante o chamamento do profissional, da mesma forma que não gera vínculo empregatício com o Estado.

Livro infantil, "E a chuva…"

Especialmente pensando nas crianças e suas famílias, surge um gesto de solidariedade e afeto. Um livro infantil foi criado com o intuito de proporcionar conforto e orientação aos pequenos, por mais que seja difícil esse momento.

O livro busca oferecer um espaço seguro para que as crianças expressem seus sentimentos e compreendam o que está acontecendo ao seu redor. Com ilustrações e uma linguagem acessível, ele aborda de forma delicada os eventos relacionados às enchentes.

O livro está sendo disponibilizado em arquivo digital de forma gratuita, para download em formato PDF, e ainda através do youtube. Permitindo que ele chegue a um maior número de pessoas e seja compartilhado amplamente.

Criação da psicóloga clínica Sabrina Führ.

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade