Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão dos resultados do segundo turno

Febre maculosa em crianças: saiba o que é a doença, quais os sintomas e as medidas de prevenção

14 jun 2023 - 16h40
(atualizado em 21/6/2023 às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Você já ouviu falar em febre maculosa? Nos últimos dias, a doença toma conta dos noticiários e causa preocupação nas pessoas por conta dos casos de mortalidade.

Foto: Divulgação/Pexels / Meu Passeio

Até o momento, três mortes foram confirmadas em São Paulo. As vítimas estiveram em um mesmo evento sediado na cidade de Campinas, em 08 de junho. Uma outra pessoa que esteve no local também faleceu e o óbito está sendo investigado com possível relação com a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos três anos, o Brasil registrou, em média, 160 casos a cada 365 dias, sendo que a letalidade foi de cerca de 28%. 

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Como consequência da enfermidade, há a evolução de casos críticos, onde existe uma alta probabilidade de morte, devido à elevada taxa de mortalidade apresentada.

Qualquer pessoa pode pegar a febre maculosa. Caso haja a picada do carrapato, é necessário procurar um médico rapidamente para receber as orientações. 

O maior foco preocupação das autoridades sanitárias são sítios e espaços de eventos localizados em áreas endêmicas, como Campinas, Assis e Piracicaba, além da região metropolitana de São Paulo e no litoral do estado.

Qual o agente causador da febre maculosa?

A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, há duas espécies de riquétsias que estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa: 

  • Rickettsia rickettsii: considerada a doença grave, foi registrada no norte do estado do Paraná e nos estados da região Sudeste.
  • Rickettsia parkeri: registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará), com casos de menor gravidade.

Quais sintomas a febre maculosa causa?

Os principais sintomas da febre maculosa são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia e dor abdominal;
  • Dor muscular constante;
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
  • Gangrena nos dedos e orelhas;
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória,
  • Aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés, à medida que a doença evolui.

Qual é o tratamento?

O tratamento da febre maculosa é realizado com antibióticos específicos e deve ser iniciado em, no máximo, cinco dias. Após o período, existe um alto risco de que os remédios não surtirem o efeito. Em alguns casos, pode ser necessária a internação da pessoa.

Tem vacina contra febre maculosa?

Até o momento, não existe vacina para a febre maculosa. Porém, a Universidade de São Paulo (USP) está conduzindo um estudo que aponta uma proteína no carrapato-estrela como um alvo para desenvolver uma vacina contra a doença.

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade