Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grátis em Ribeirão Preto: Museu Casa de Portinari

5 ago 2024 - 16h01
(atualizado em 7/8/2024 às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O Museu Casa de Portinari, tem lugar na antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, na região de Ribeirão Preto (SP). Com entrada gratuita o museu funciona de terça a domingo, das 9h às 18h e às quartas-feiras, o local fica aberto até às 20h. O museu é aberto ao público de toda as idades e convida os visitantes a uma imersão à casa de Portinari, local em que o artista viveu e criou diversas obras.

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari / Meu Passeio
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

Museu Casa de Portinari

O museu funciona no mesmo lugar onde Candido Portinari morava. É lá onde o artista passava a maior parte do tempo criando suas obras. Com arquitetura típica do interior, a casa representa a forte ligação do pintor com a sua terra natal: Brodowski.

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1968, o edifício foi adquirido no ano seguinte pelo Governo do Estado de São Paulo.

O imóvel foi registrado no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em janeiro em 1970 e inaugurado em março do mesmo ano, por esforços da família.

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

A estrutura do museu contempla a casa principal e anexos. O museu também conta com uma loja online com produtos artesanais, livros, itens de papelaria, entre outros produtos.

Família no Museu

As visitas feitas em família são valorizadas pelo museu, que reconhece e incentiva esta prática como forma de fortalecer este hábito. Através de brincadeiras entre pais e filhos criam-se vínculos emocionais que fortalecem os laços entre a família, além estimular a autoconfiança da criança.

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

Ao visitarem o museu duas atividades são propostas para serem realizadas em família. A primeira é o jogo "Conhecer Brincando", que consiste em perguntas e respostas a partir de imagens de obras de Portinari, assim como fotografias que contemplam as atividades cotidianas e a casa da família do artista. A segunda é a "Quem Sou Eu?" que propõe trabalhar a memória familiar dos visitantes por meio de fotos de objetos do acervo em exposição no museu, esta atividade também estimula o contato com objetos até então desconhecidos pelas crianças.

Galeria multimídia com obra completa do artista

A galeria multimídia retrata a obra completa do pintor brasileiro morto em 1962. A inciativa agregou um novo recurso ao museu, reunindo a vasta produção do artista.

Para isso, foram instalados quatro projetores de alta resolução nas salas do edifício para os visitantes conhecerem as criações emblemáticas de Portinari. Os equipamentos apresentam, em ordem cronológica, as mais de 5.300 obras do pintor.

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

As produções foram registradas no catálogo Raisonné, que traz os trabalhos do artista de 1914 a 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas.

Na segunda sala, há um totem interativo que exibe uma coletânea com as 200 obras mais famosas de Portinari, como: "Músicos e Casamentos", "Chorinho", "Frevo", "Paisagens de Brodowski", "Arte Sacra", "Tiradentes" e "Retirantes".

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

O percurso termina numa sala de painéis interativos que traz um panorama da vida e obra do artista plástico. O espaço também conta com jogos interativos que testam a memória do público. O ambiente já existia e passa a integrar a Galeria Multimídia.

História viva

A iniciativa também conta com o apoio do Projeto Portinari, que mantém vivo o legado do artista. Fundado dentro da área científica da PUC- Rio, o projeto realiza um intenso trabalho de pesquisa sobre a vida e obra do pintor.

Desde o início do trabalho, os pesquisadores já catalogaram mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras; mais de 25 mil documentos; 6 mil cartas, fotografias e filmes; além de mais de 10 mil publicações e mais de 70 depoimentos, com 130 horas gravadas de artistas do seu tempo.

Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Divulgação/Site Museu Casa de Portinari
Foto: Meu Passeio

O trabalho resultou na publicação do Catálogo Raisonné "Candido Portinari - Obra Completa", primeira dessa natureza na América Latina, utilizado como base para a exposição da galeria.

Programação de Agosto - 49ª Semana Portinari 

Na quinta-feira dia 15 de agosto de 2024, na Esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro - Brodowski/SP), às 19h terá início a 49ª Semana Portinari com apresentação de Fanfarras de Brodowski, exibição pública do Clip "Filhos de Brodowski" e homenagem à memória dos músicos das Bandas de Brodowski.

A semana de comemoração seguirá com diversas apresentações com entrada gratuita como: Teatro/Circo: "Tradição, Paixão e Circo", na Concha Acústica (Praça de Alimentação Santo Betetti, nº S/N - Centro - Brodowski/SP) na sexta-feira 16/08/2024 às 14h. Família no Museu - Atividades Intergeracionais nos dias 17 e 18 de agosto de 2024 (sábado e domingo) no Museu Casa de Portinari das 10h às 12h e das 14h às 16h, após visita mediada serão propostas às famílias, nos jardins da Casa de Portinari,  atividades como leitura compartilhada, jogos e brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho e, ao final as famílias receberão certificado de "Família Legal".

No domingo dia 25/08/2024 às 15h na Esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro - Brodowski/SP), haverá apresentação da peça teatral "O Cafezal, o Menino e o Céu Azul" que conta forma afetuosa e lírica as histórias vividas por Candido Portinari em sua infância.

Como posso visitar o museu?

O museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. Às quartas-feiras, o local fica aberto até às 20h. Fechado às segundas-feiras (exceto feriados). A entrada é gratuita e, desde 2017 o museu adotou um modelo de ingresso voluntário, em que a entrada continua sendo gratuita, mas ao final da visita, os visitantes são convidados a doar um valor de sua escolha, se puderem e desejarem. Esta forma de arrecadação incentiva a generosidade das pessoas a contribuírem com iniciativas culturais.

Grupos de 12 a 20 pessoas devem agendar a visita ao museu exclusivamente pelo telefone (16) 3664-4284. Consulte o calendário aqui!

Horários permitidos para agendamento de visitas:

  • De terça, quinta e sexta-feira: às 08h30, 10h15, 13h30 e 15h15;
  • Quarta-feira: às 08h30, 10h15, 13h30 e 15h15 e 18h30;
  • Sábado, domingo e feriados: 09h15, 10h30, 13h30 e 15h15.

Regras e orientações para os visitantes

  • O uso do adesivo de identificação é obrigatório durante a visita.
  • O museu oferece acessibilidade comunicacional bilíngue/trilíngue às exposições.
  • Idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo têm acesso preferencial.
  • Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis.
  • Não é permitido beber, comer ou mascar chicletes e balas dentro do museu. Há bebedouros na área externa.
  • É permitido, somente para uso particular, fazer fotos sem flash no interior do museu.
  • Os cães-guias são liberados para circular por todo o Museu, durante o percurso do tutor. Os pets podem circular apenas na área do jardim; cães de todos os portes estão liberados para o passeio desde que na coleira junto ao tutor, o Estado de São Paulo obriga o uso de focinheira nas raças de grande porte. Siga as regras para um bom convívio.
  • Não é permitido fumar dentro do museu.
  • É recomendável que se evite falar ao celular durante a visitação.
  • A capacidade interna do museu é de 20 pessoas por grupo. Alcançando esse limite, os funcionários controlarão a entrada de novos visitantes, para evitar a superlotação e garantir a segurança de todos.
  • Estacionamento de veículos: no entorno da Praça Candido Portinari (em frente ao museu), inclusive aos finais de semana e feriados.
  • O museu possui bicicletário e serviço de guarda-volumes.

Dados do passeio:

  • Passeio: Museu Casa de Portinari
  • Recomendado: Todas as idades
  • Quando: Atração fixa
  • Horários: das 9h às 18h
  • Preços: Gratuito
  • [link de inscrição]

  • Locais:
Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade