Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Litoral Norte: Museu da Vida Marinha é opção de visitação com programação especial para as férias

29 abr 2024 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Você e as crianças aí da sua casa vão passar as férias no Litoral Norte de São Paulo? Caso a resposta seja positiva, leia essa sugestão: o Museu da Vida Marinha, localizado na praia Perequê-Açu, em Ubatuba, é uma ótima opção de passeio de temporada de verão para toda a família e conta com uma programação especial para as férias.

Foto: Divulgação / Zoo SP / Meu Passeio

O local funciona todos os dias, das 10h às 18h, e conta com exposições de esqueletos de animais, espaços temáticos e uma casa de sustentabilidade. Vale a pena visitar e ver tudo de perto! 

Todas as atrações do local

O Museu da Vida Marinha conta com diversas salas e espaços que servem de atração para todos os visitantes. Confira cada um deles:

Exposição de Gigantes Marinhos

Os visitantes farão uma viagem no tempo ao se deparar com réplicas em tamanho real de animais marinhos que habitaram os mares da América do Sul, sendo que alguns deles conviveram no mesmo período dos dinossauros, ou até mesmo antes do período Jurássico. 

São nove animais no acervo: uma lula gigante, um exemplar do molusco Amonita, um exemplar do gigante peixe Celacanto, um Trolobita , dois exemplares do réptil marinho Plessiossauros, um de Pliossauro, um de Dakossauro e um do réptil marinho Ictiossauro, e uma gigante arcada dentária da espécie extinta de tubarão Megalodonte.

Acervo com esqueletos reais de animais da atualidade

O acervo contém o esqueleto de uma baleia jubarte, que impressiona o visitante pelo seu tamanho: aproximadamente 13 metros de comprimento do esqueleto da baleia, que ocupa a parte principal da estrutura que comporta esse acervo. 

Além da jubarte - uma espécie de baleia avistada com frequência na região do litoral norte de São Paulo - há ainda outros exemplares de animais da atualidade, como o crânio de uma baleia Cachalote, e os esqueletos de mamíferos marinhos como toninha, golfinho e foca-caranguejeira.

Há também exemplares de aves da fauna marinha, como pinguim, fragata, gaivota, biguá, pardela, albatroz, entre outros. Entre os exemplares de répteis da atualidade, há nesse acervo esqueletos de tartarugas-cabeçuda e verde, carapaças de tartaruga-verde, oliva, pente e cabeçuda.

Taxidermia

A taxidermia, técnica que consiste em "empalhar" um animal morto, é um espaço que pode ser visto pelos visitantes, através de uma divisória de vidro.

O procedimento é realizado por técnicos do Instituto Argonauta e é um processo científico que tem por finalidade promover a Educação Ambiental e fomentar a pesquisa através de trabalhos científicos.

Espaço temático de impactos

O espaço contém uma parede de ossos, que é composta por ossos de animais mortos resultantes dos impactos causados pela atividade humana. 

Nele há ainda uma exposição que tem como objetivo promover a reflexão no visitante sobre o papel individual e coletivo do ser humano na preservação da natureza, e as consequências das ações antrópicas na fauna marinha.

Espaço temático das soluções

O local possibilita que o visitante conheça as ações e história do Instituto Argonauta, instituição que realiza a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. 

A principal atração desse espaço são as câmeras instaladas no Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETA), nas quais permitem que os visitantes acompanhem em tempo real os pacientes em reabilitação no Centro do Instituto Argonauta, montado em parceria com o Aquário de Ubatuba.

Casa da Sustentabilidade

O local é o espaço final da visitação e conta com aplicações sustentáveis na prática em sua estrutura, mostrando ao público visitante como cada um de nós pode reduzir sua "pegada ecológica". 

Entre as aplicações sustentáveis, estão a instalação de placa solar, móveis que foram construídos a partir do reaproveitamento de materiais, móveis feitos a partir de madeira de reflorestamento, produtos reaproveitados, tinta ecológica, claraboia, e reaproveitamento de água da chuva nos banheiros.

Leia mais: Aquário de São Paulo com desconto! Maior oceanário do Estado tem zoo e é passeio imperdível para toda a família

Programação de férias

Durante o mês de julho, o museu preparou uma programação especial para os visitantes de todas as idades. As atividades ocorrem diariamente, de segunda a domingo, em dois horários: às 11h e às 14h. O Museu da Vida Marinha estará aberto normalmente para visitação das 10h às 18h.

A programação de férias inclui uma variedade de atividades como pintura, confecção de imãs, adereços de animais marinhos, oficina de bilboquê, dobradura, oficina de fantoche de sombras, filmes e jogos educativos de educação ambiental.

Entre as atividades, os participantes poderão se envolver em pinturas com desenhos de animais marinhos e educação ambiental. Na confecção de imãs, serão produzidos imãs de geladeira de animais marinhos feitos a partir de material reciclado, como caixas de leite reaproveitadas.

Haverá também a oportunidade de confeccionar adereços para a cabeça com temas de pinguins ou tubarões, além de criar um brinquedo bilboquê marinho utilizando garrafas de leite reaproveitadas.

Na oficina de dobradura, os participantes poderão elaborar marcadores de página de animais marinhos, como tartarugas, pinguins, tubarões e baleias.

Além disso, haverá oficina de fantoches de sombras com temas de pinguins, lobos-marinhos e golfinhos. Os jogos educativos de educação ambiental incluem montagem do esqueleto de golfinho, dominó dos animais do museu e outras opções.

Todas as atividades da programação especial de férias estão incluídas no valor do ingresso para entrada no Museu da Vida Marinha.

Dica: receba a agenda completinha de passeios para levar as crianças em São Paulo no seu e-mail! É grátis! Clique aqui!

Quanto custa para entrar no Museu da Vida Marinha?

As entradas para o Museu da Vida Marinha custam R$21,00 (inteira) e R$10,50 (meia) - para estudantes de até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos.

Quem quiser comprar os bilhetes pode fazer isso por dois meios: pelo site ou direto na bilheteria do local.

Vale lembrar que os moradores de Ubatuba tem direito a entrada gratuita, mas é necessário realizar um cadastro presencialmente na bilheteria, com a apresentação dos seguintes documentos:

  • Documento pessoal com foto;
  • Endereço de residência;
  • Comprovante de moradia fixa - no qual será aceito um dos seguintes documentos: RG de Ubatuba; Título eleitoral de Ubatuba; CNH de Ubatuba; Carteira de trabalho, ou holerite de Ubatuba; Carteira Profissional de Classe de Ubatuba; documento escolar dos filhos, como: carteirinha da escola; boletim ou comprovante de matrícula.

Além disso, maiores de 60 anos e crianças até 6 anos acompanhadas de um adulto pagante também terão acesso livre, mediante apresentação de documento de identidade.

Para agendamento de escolas e grupos especiais entrar em contato pelo telefone: (12) 38335789.

Dados do passeio:

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade