Passeio de trem entre Perus e Pirapora é garantia de bons momentos e muita história
Muita gente já percorreu os vagões sobre os trilhos nas "maria-fumaças" da Estrada Ferroviária Perus-Pirapora, desde 1914, ano de sua inauguração, até 1983, quando deixou de funcionar.
Depois, com a decadência das linhas ferroviárias, que deram lugar aos carros e estradas, os trens ficaram quase esquecidos. E assim foi por quase 20 anos.
Não perca, este mês!
Normalmente as programações são aos domingos, mas em janeiro excepcionalmente o passeio será no dia 25 de janeiro de 2023, quarta-feira. Mais informações aqui:
Revivendo a história
Mas, graças ao Instituto Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC), no início dos anos 2000, o trecho da ferrovia e as locomotivas começaram a passar pelo processo de restauração e hoje você pode fazer esta viagem ao passado junto com sua família.
E tem muita história para contar, começando pelo nome da ferrovia que, apesar de ser conhecida como Perus-Pirapora, nunca chegou efetivamente ao município de Pirapora do Bom Jesus.
Nunca chegou até Pirapora do Bom Jesus
O fato é que a ferrovia foi planejada para ser apenas industrial, ligando as minas de calcário localizadas em Cajamar, à Estação de Perus, que fazia o transporte entre Santos e Jundiaí, para escoar a matéria prima de produção de cimento.
Entretanto, o Governo de São Paulo não permitia a construção de ferrovias industriais, pois elas deveriam "servir" à população.
Por isso, os investidores e Engenheiros do projeto desenvolveram uma ideia de que então a ferrovia chegaria em Pirapora do Bom Jesus, levando romeiros entre a então São Paulo Railway (em Perus) e a igreja matriz da cidade.
Com essa ideia, a ferrovia finalmente recebeu a concessão para a construção e quando finalmente chegou às minas de calcário - que eram o verdadeiro intuito - as obras foram suspensas. Assim, jamais atingiu Pirapora do Bom Jesus.
Mas, por conta do impacto social e financeiro no entorno da sua construção, acabou ficando com o nome de Perus-Pirapora, que leva a alcunha até hoje.
Para fazer o passeio
Atualmente, o IFPPC possui a concessão para uso turístico com o intuito de preservar a memória local. No caso, ele é mantido exclusivamente por voluntários, onde os recursos captados pela venda de ingressos é revertido inteiramente para melhorias e manutenção da própria ferrovia.
Os passeios ocorrem em datas exclusivas de eventos aos domingos. Nas redes sociais (Instagram e Facebook), oficiais, são publicadas as datas de abertura para a compra antecipada e o agendamento prévio, além de identificação dos visitantes.
Isso porque, além da preservação histórica, o local está dentro de uma área de proteção ambiental, justificando a limitação de acesso ao espaço por dia.
Os interessados devem entrar em contato pelas páginas oficiais da Ferrovia em @FerroviaPerus ou por mensagem no , sendo o único meio de venda para garantir a passagem.
O pagamento é feito via transferência PIX e comprovação de reserva via PDF e nome na lista, enviados logo após a compra aos visitantes, com convites pessoais e intransferíveis.
No dia D
No dia do Evento, os visitantes devem se dirigir até o ponto de embarque (sempre com veículo próprio, taxi ou carro por aplicativo) informado junto a compra do ingresso. No local de embarque, há estacionamento com vigilância.
Os horários sempre estão especificados nos anúncios dos eventos, sendo escolhidos de acordo com a necessidade e expectativa do visitante, lembrando que não é permitido o acesso sem a compra antecipada dos ingressos.
No momento do embarque, a Maria Fumaça vem buscar os passageiros para percorrer o percurso de aproximadamente 25 minutos até nosso EcoMuseu, onde é possível visitar o acervo de locomotivas, conhecer o histórico Pátio do Corredor, e também, desfrutar do convívio com a natureza, além de que geralmente, disponibilizamos como cortesia, música ambiente.
Recomendações
No pátio, há uma lanchonete onde são vendidos lanches típicos e espetos. Não é permitido levar alimentos e bebidas. O retorno dos trens acontece geralmente duas horas após o primeiro embarque, ocorrendo entre nosso pátio e o local do estacionamento dos veículos.
A experiência é recomendada para todos os tipos de público, exceto para PNE de mobilidade pois o espaço não é acessível para cadeirantes. Além disso, não é recomendada a visitação por pessoas extremamente sensíveis ao som, pois a movimentação das locomotivas incluem buzinas, apitos e sons de maquinários.
O projeto é tocado pela mão de obra voluntária e inclui o bairro de Perus ao roteiro eco-turístico e cultural de São Paulo, impulsionando a economia local proporcionando uma aula de história a céu aberto.
Quer saber mais sobre o passeio, então se liga!
- Como faço para fazer o passeio de maria fumaça pela Ferrovia Perus-Pirapora? Entre em contato pelas páginas oficiais da Ferrovia em @FerroviaPerus ou por mensagem no , verifique as datas dos passeios, escolha e faça o pagamento via PIX.
- Pode levar crianças de qualquer idade? Sim.
- É acessível para cadeirantes? Não é acessível e também não é recomendado para pessoas com extrema sensibilidade auditiva.
- O que vou ver no passeio de trem? Acervo histórico com peças da ferrovia que foram restauradas, além da beleza natural porque é uma área de preservação ambiental.
Dados do passeio:
- Passeio: Passeio de Maria-Fumaça Ferovia Perus-Pirapora Estrada Mineradora Pedrix s/n
- Recomendado: Todas as idades
- Quando: Atração fixa
- Horários: Verificar no WhatsApp (11) 97550-5994
- Preços: R$ 45,00 a partir de 10 anos. R$ 25,00 entre 3 e 10 anos.
- Locais: