Ainda dá tempo de decorar para o Natal: 3 enfeites criativos para fazer em casa
Conheça opções e saiba como usar adornos feitos com materiais biodegradáveis que não causam danos ao meio ambiente em ideias originais, como frutas desidratadas
Todos os anos, toneladas de enfeites de Natal são descartados de forma inadequada, causando sérios danos ao meio-ambiente. Existem, no entanto, boas opções para quem pretende celebrar a data de maneira mais sustentável. Elaborar enfeites com frutas cítricas desidratadas, por exemplo, é uma alternativa de efeito e bastante acessível. O que nesta época do ano, em função dos gastos com festas e presentes, a torna ainda mais atraente.
"Comecei por cortar laranjas em fatias com cerca de 13 mm de espessura. Depois coloquei as lascas em uma forma e as levei ao forno para secar em temperatura baixa, em torno de 150°C. Quando percebi que já estavam no ponto, foi só esperar esfriar", explica a arquiteta Flávia Campos (@flaviacampos.arq). Uma das três convidadas que, a pedido do Estadão, elaboraram adornos natalinos biodegradáveis, com base em frutas dessecadas.
"O que achei mais legal no processo foi que consegui envolver meu filho Luca, de dois anos e meio, em todas as etapas da montagem: da compra e secagem das frutas à colocação das velas. E, o mais interessante é que ele logo ligou o enfeite ao Natal ", conta ela. "Como elementos complementares, pensei em galhos de alecrim e folhas de eucalipto. E, para completar, polvilhei grãos de romãs, trazendo um pouco do tradicional vermelho natalino".
- Centro de mesa
Comece por espalhar folhas de louro, além de galhos de alecrim e de eucalipto, ervas reconhecidamente aromáticas, diretamente sobre a superfície da mesa. Em seguida, posicione três velas de altura variável - uma delas revestida por fios de sisal para criar contraste - no centro da composição. Termine por espalhar as lascas de laranja secas e algumas fisális, em torno do conjunto e complete com paus de canela e grãos de romã.
- Enfeite para a árvore
As laranjas dessecadas podem ser dispostas diretamente sobre a árvore. Fure a área próxima à casca com um palito e, através do orifício, passe um pequeno pedaço de barbante, sisal ou fita. Dê um laço e o enfeite está pronto para ser pendurado. Para variar, se a fruta tiver uma casca resistente, é possível criar um segundo tipo de ornamento. Basta pendurar uma rodela de outra cor ou tipo, na extremidade da primeira.
Por fim, segundo as profissionais, terminado o Natal, você não precisa, necessariamente, descartar as frutas desidratadas empregadas na confecção de seus enfeites. Basta acondicionar o material em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, com um pouco de arroz no fundo para absorver a umidade, e elas podem durar anos. Portanto, mãos à obra. E boas festas!