Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após invasão de vermes na areia, quadras da Orla do Guaíba são liberadas em Porto Alegre

Embora as quadras estejam livres dos parasitas no momento, o risco de nova contaminação persiste. A circulação de pessoas e animais, por exemplo, pode ser uma fonte de recontaminação.

9 mar 2024 - 10h22
Compartilhar
Exibir comentários

A partir de hoje (9), as quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba reabrem suas portas para a população após meses de interdição. A liberação foi possível após novos testes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) não detectarem mais a presença de vermes nas áreas afetadas.

Foto: Reprodução / Julio Ferreira / PMPA / Porto Alegre 24 horas

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Porto Alegre havia interditado as quadras como medida preventiva após a confirmação de contaminação por larvas de Strongyloides stercoralis e ovos de Taenia sp. (solitária). A causa da contaminação foi atribuída às inundações da orla durante a cheia do Lago Guaíba.

Descontaminação Natural e Segurança Garantida

Embora a primeira alternativa cogitada fosse a substituição da areia, estudos posteriores revelaram que a descontaminação ocorreu naturalmente devido ao período sem utilização, somado aos meses de intenso sol e calor.

Novos testes realizados em fevereiro confirmaram a ausência de parasitas nas quadras 10 (futebol de areia), 19 e 26 (vôlei de praia, futevôlei e beach tennis). Além disso, os resultados não indicaram riscos à saúde em relação à presença de coliformes totais, Escherichia coli e bactérias mesófilas aeróbias.

Agendamento e Prevenção

Para garantir a segurança e o controle do fluxo de pessoas, o agendamento para uso das quadras estará disponível no aplicativo 156+POA a partir de hoje. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smel) reforça a importância de medidas de higiene, como o uso de calçados adequados e a lavagem das mãos antes e depois da prática esportiva.

Alerta para Risco de Nova Contaminação

Victor Hugo Valiati, professor da Escola Politécnica da Unisinos, adverte que, embora as quadras estejam livres dos parasitas no momento, o risco de nova contaminação persiste. A circulação de pessoas e animais, por exemplo, pode ser uma fonte de recontaminação.

A Prefeitura de Porto Alegre se compromete a monitorar a situação e realizar novos testes periodicamente para garantir a segurança dos frequentadores da Orla do Guaíba.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade