"Aposentado": Steven Tyler não voltará a fazer turnês, garante Matt Sorum
Ainda que tenha realizado apresentação especial no início do mês, vocalista do Aerosmith não é fisicamente capaz de aguentar uma excursão completa
Fãs de Aerosmith não devem se empolgar por Steven Tyler ter feito um show especial no início do mês no Hollywood Palladium de Los Angeles, Estados Unidos. O cantor e sua respectiva banda seguem aposentados das atividades em turnê.
Matt Sorum, baterista ex-Guns N' Roses e Velvet Revolver, reforçou a informação. Em entrevista à WBAB (via site Igor Miranda), ele definiu a performance de Tyler no evento de sua ONG, Janie's Fund, como algo pontual. O artista de 77 anos até consegue fazer uma ou outra apresentação, mas os dias de excursão chegaram ao fim.
"Alguns fãs disseram: 'ah, então ele está conseguindo cantar'. Deixa eu explicar o que está acontecendo com Steven Tyler, porque ele é um grande amigo. Ele cantou naquele dia e foi um grande momento para ele, porque ele havia se machucado gravemente. Agora, ele vai voltar a fazer turnê? Não. Steven não pode se submeter ao desgaste físico de fazer uma turnê mundial completa porque há muita pressão."
Ainda de acordo com Sorum, o perfeccionismo do amigo e colega de profissão seria um impeditivo. Steven, um dos maiores vocalistas da história do rock, não aceitaria recorrer a faixas pré-gravadas ou playback para enganar o público.
"Se você não é cantor, não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista. Se ele não cantar do jeito certo, fica incomodado. E ele não vai usar playback, como 80% dos artistas por aí que estão pegando seu dinheiro, nem mudar o tom das músicas. Ele diz: 'sou um artista, sou um cantor, essa é minha banda e faço isso há 50 anos - e se não posso fazer perfeito, então não faço'."
O ex-integrante do Guns precisou convencer o frontman do Aerosmith a realizar a performance no evento. Assim, eles chegaram ao formato: apenas algumas músicas, sem show completo. O modelo pode ser repetido futuramente, aliás.
Na ocasião, Steven tocou as seguintes músicas:
- "More Than Words" (Extreme) - com Nuno Bettencourt e Mick Fleetwood (Fleetwood Mac);
- "Toys in the Attic" - com Nuno Bettencourt;
- "Dream On" - com Lainey Wilson, Nuno Bettencourt e outros;
- "Sweet Emotion" - com Tom Hamilton e Chris Robinson (Black Crowes);
- "Walk This Way" - com Jessie J.
Veja vídeos a seguir.
Este é Steven Tyler cantando em público pela primeira vez desde o anúncio da aposentadoria do Aerosmith — causada justamente por danos em suas cordas vocais. Aqui, ele toca "More Than Words" (Extreme) com Nuno Bettencourt e Mick Fleetwood (Fleetwood Mac).pic.twitter.com/RzZOmXkvge
— Igor Miranda (@igormirandasite) February 4, 2025
A aposentadoria do Aerosmith
Steven Tyler sofreu em 2023 uma fratura na laringe que comprometeu suas cordas vocais. O fato de ele não ter conseguido se recuperar levou à aposentadoria do Aerosmith, anunciada quase um ano após o acidente ocorrido em pleno palco, no início da turnê de despedida do grupo.
Em trecho do comunicado que anuncia o fim definitivo, os músicos afirmam:
"Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária - como uma banda de irmãos - de nos aposentar dos palcos de turnê."
+++ LEIA MAIS: O músico do Aerosmith que superou mais rapidamente o fim da banda
+++ LEIA MAIS: A música que fez o Aerosmith voltar de vez na década de 1980
+++ LEIA MAIS: O vocalista pouco conhecido que ensinou Steven Tyler a cantar
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram