Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Art Battle: batalha de artes plásticas em tempo real viraliza e acumula público e cifras em SP

Artistas de SP participam de disputa para pintar quadros em 20 minutos em evento que o público define o vencedor. Mesmo com produção relâmpago, quadros valem quase R$ 10 mil

30 ago 2023 - 15h06
Compartilhar
Exibir comentários

Um campeonato de arte em tempo real coloca artistas para disputar com pincel na mão, o público para fazer as vezes de torcedores e juízes, e tem como resultado quadros que, mesmo com produção relâmpago, chegam a ser vendidos logo depois por até R$ 9,7 mil.

Se você estiver passando pela rua Aspicuelta, em São Paulo, pode dar a sorte de descobrir um evento de batalha artística que é, intencionalmente, "secreto e escondido". Eles acontecem há dez anos, mas estão com público turbinado com a ajuda de vídeos no TikTok que viralizam com cenas das disputas.

Trata-se do Art Battle, um evento bimestral que reúne 16 artistas que precisam pintar em apenas 20 minutos um quadro enquanto o público do local assiste, em tempo real, todo seu processo criativo. Esses competidores são divididos em dois rounds, com cronômetro em um telão e os dois melhores de cada rodada disputam a batalha final, que definirá o campeão da noite.

Leonardo Conceição foi o vencedor da 73ª edição e ele compara a preparação para o evento como uma corrida de 100 metros, com treinos constantes para conseguir a tão temida velocidade na pintura. Essa não foi sua primeira vez no evento: ele também já venceu outras vezes, mas, segundo o pintor, assim que o cronômetro começa a rodar, "você acha que não vai dar conta".

"Depois, a sensação é a de um mergulho na concentração, como se estivesse imerso em um lugar onde o tempo corre devagar e cada ação é bem definida. Não ouço as pessoas, não sinto a pressão, tudo o que eu tenho é a tela conversando comigo. Tanto que depois de terminar, me vem uma sensação de cansaço, sede e de percepção das pessoas à minha volta. Eu amo isso", comenta.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade