'50 Tons' provoca, mas tropeça e não merece a expectativa
Adaptação do fenômeno de vendas pega leve nas cenas de sexo e deixa a desejar com o personagem de Christian Grey
Na próxima quinta-feira (12), um dos filmes mais aguardados do ano estreia em território brasileiro. A adaptação de Cinquenta Tons de Cinza, dirigida por Sam Taylor-Johnson e baseada no livro homônimo de E.L. James, promete aumentar a temperatura das salas de cinema, mas pode deixar muitas expectativas para trás, principalmente as de quem já leu a trilogia da autora norte-americana.
Siga Terra Diversão no Twitter
Há algo inquestionável sobre o filme: ele se esforça para ser fiel ao primeiro livro. O mérito é da diretora Sam Taylor-Johnson, além da protagonista Dakota Johnson, que apesar de irritar um pouco no início por conta do hábito constante de morder os lábios, convence como garota tímida e facilmente seduzida por alguém como Christian Grey, "o cara" da saga.
No entanto, o próprio Sr. Grey, vivido por Jamie Dornan, deixa a desejar. A escolha do ator, amplamente discutida pelos fãs dos livros, não foi certeira. Apesar da expressão dura e sobriedade características do personagem, Dornan não parece tão intimidador quanto a acanhada Anastasia Steele demonstra. Aliás, passado determinado ponto da história, a própria Ana – como ela gosta de ser chamada – se mostra mais segura de si do que o próprio ricaço.
Apesar de exagerar na dose de clichês – assim como os livros – o filme deve conseguir atingir seu objetivo, fisgar ainda mais fãs para a trama criada por E.L. James. Mas não se surpreenda se, entre os suspiros de fãs, você ouvir alguém bufando no cinema.
O filme começa em tom de comédia romântica. Acompanha a "preparação" dos protagonistas para o seu primeiro encontro, uma entrevista onde Anastasia substitui sua colega e pergunta a Christian sobre sua carreira e vida pessoal. Se no livro acompanhamos os pensamentos da estudante, aqui não é necessário. Depois de conhecer o milionário, ela sai esbaforida do escritório e já envolvida pelo mistério em torno dele.
Em um flash, o Sr. Grey fica obcecado pela garota, mas ela passa a se sentir cortejada até demais e superprotegida. Com a mesma rapidez, a história ganha toques de um Crepúsculo sem vampiros ou lobisomens, com uma diferença importante entre as protagonistas das duas séries: Anastasia, embora encantada pelo empresário (o que ele faz da vida mesmo?), se questiona sobre sua mania de ter sempre o controle das coisas. E então ela descobre que as manias do milionário vão muito além de dar pitacos nas suas escolhas de roupas e impedir que ela tome um porre.
Se o cinegrafista Seamus McGarvey, responsável pelas cenas onde muita pele fica exposta, mas pouco se vê de verdade, calculou tudo para que o filme pudesse ser sensual e apropriado para uma audiência a partir de 16 anos, a trilha sonora não recebeu a mesma atenção. Com exceção da clássica I Put A Spell On You, na voz de Annie Lennox, a seleção de músicas deixa muito a desejar, fazendo com que a versão de Crazy In Love, de Beyoncé, por exemplo, não contribua muito para dar o tom "quente" à produção.
Uma vez dentro do "quarto do prazer" de Christian, onde ele guarda seus aparatos de sadomasoquismo entre sofás de couro e estruturas de bondage, Dakota Johnson encarna uma Anastasia mais curiosa, mas ainda incerta de qual seria seu limite. Apesar a inexperiência no campo (porque sim, ela é virgem), a jovem aceita analisar um contrato que a faria submissa ao empresário. E depois de uma hora de filme temos uma a cena onde brinquedos eróticos, como vibradores, consolos e plugues anais aparecem só como artifícios para um texto cômico.
Para quem está com pressa, fique sabendo que as cenas mais quentes do filme só começam a partir de 40 minutos. Quatro foram escolhidas para contar a história do casal e juntas elas duram menos de 15 minutos – em duas horas de filme. Todas impecavelmente coreografadas e um pouco românticas demais para quem espera um pouco mais de excentricidade da adaptação.
A falta de cenas mais ousadas faz com que as falas de Christian Grey, que passa o filme inteiro dizendo que não é chegado em romance nem em relacionamentos, soem mais como ameaças do que frutos da sua verdadeira natureza. "Se você fosse minha, não seria capaz de andar por uma semana", ele diz ainda no início da trama. Mas o que se vê em seguida são algumas sequências com chicotes pouco ameaçadoras, vendas, cordas, gravatas e até uma pedrinha de gelo. Nível Amor e Sexo. Isso mesmo, aquele programa da Fernanda Lima.