Acontece em SP o Faces - 2º Festival de Arte e Cultura Erico Stickel
A segunda edição do festival de arte, cultura e inclusão social acontece de 17 de junho a 21 de outubro no Espaço Fundação Stickel em SP
O poder transformador da arte através da fotografia é o tema do Faces em 2023. O 2º Festival de Arte e Cultura Erico Stickel tem curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior e inclui em sua programação exposição de fotografias, palestra e mesas de debate com fotógrafos renomados.
Uma série de visitas guiadas com atividades educativas para escolas públicas, associações e centros municipais de atendimento a crianças e adolescentes completam o festival.
A exposição “A cidade diante dos meus olhos” abre o Faces no dia 17 de junho com palestra do curador, Rubens Fernandes Junior. A mostra apresenta 120 fotografias selecionadas entre as quase 600 imagens produzidas nos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Stickel de forma presencial, online e híbrida entre 2019 e 2022.
Três mesas de debate serão conduzidas pelos fotógrafos e críticos Edu Simões, Juan Esteves e Ronaldo Entler. Com enfoque no poder transformador da arte através da fotografia, as mesas visam estimular alunos, artistas e demais participantes a refletir sobre como arte impacta a vida de cada indivíduo e da sociedade como um todo.
Todas as atividades do festival têm entrada franca e acontecem no Espaço Fundação Stickel. Idealizado para uso multifuncional e expositivo, o Espaço contribui de modo efetivo para que a arte feita na periferia rompa barreiras e ganhe novos públicos. Completa assim, o ciclo proposto pela Fundação Stickel de não apenas levar arte à população periférica por meio de cursos e atividades culturais, mas também de propiciar à sua produção artística a visibilidade que merece.
Programação principal do Faces
- • Exposição de fotografias ‘A cidade diante dos meus olhos’ ― Abertura 17 de junho às 11h com palestra do curador Rubens Fernandes Junior;
- • Mesas de debate sobre ‘O poder transformador da arte através da fotografia’ ― Sempre às 11h, os debates serão conduzidos pelos seguintes profissionais: 24 de junho – Edu Simões, fotógrafo; 05 de agosto – Ronaldo Entler, pesquisador e crítico; 12 de agosto – Juan Esteves, fotógrafo e curador;
- • Visitas guiadas com atividades educativas ― Nos meses de setembro e outubro, serão realizadas seis visitas guiadas com atividades educativas. Centenas de crianças e adolescentes de escolas públicas, associações e centros municipais de atendimento irão vivenciar no Espaço Fundação Stickel a fotografia enquanto ferramenta de educação, cultura e transformação social.
Conheça mais sobre o Faces
Com os olhos voltados para o futuro da sociedade, o Faces tem suas raízes fincadas em seu legado: o nome do festival homenageia Erico João Siriuba Stickel, que instituiu a Fundação Stickel junto com sua esposa, Martha, em 1954.
A primeira edição do Faces– Festival de Arte e Cultura Erico Stickel foi realizada no formato digital, em agosto de 2021. Diante das restrições impostas pela pandemia, a Fundação Stickel investiu em debates online na busca de novas possibilidades para ampliar de aplicação da arte como instrumento propulsor de transformação social.
A curadoria de Agnaldo Farias reuniu então expoentes de diferentes segmentos como o artista plástico Vick Muniz, o músico Lívio Tragtemberg, o fotógrafo Vincent Rosenblatt, o poeta visual Adolfo Montejo Navas mais o pintor Rodrigo Andrade e a cineasta Eliane Caffé, entre tantos outros. As mesas redondas geraram muitas reflexões e diversas sugestões de ações socioculturais inovadoras.
Serviço
- Faces – 2º Festival de Arte e Cultura Erico Stickel
- De 17 de junho a 21 de outubro de 2023 ― de terça a sexta das 11h às 18h; sábados das 11h às 15h
- Local: Espaço Fundação Stickel ― Rua Nova Cidade, 195 – Vila Olímpia, São Paulo-SP
- Informações: (11) 3083-2811
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.