Arqueólogos italianos acham portão de antiga muralha no Iraque
Especialistas fizeram outras descobertas em sítio arqueológico
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Catania, na Itália, descobriu diversos artefatos históricos durante uma missão arqueológica no Iraque.
No sítio arqueológico de Tell Muhammad (século 2 a.C.), localizado no sul de Bagdá, os especialistas trouxeram à luz uma porta da muralha da antiga cidade, vasos e dois edifícios.
Durante as escavações, enormes evidências da parede monumental de quase seis metros de espessura ficaram expostas. Elas foram construídas em tijolos brutos na época de Hammurabi da Babilônia (1792-1750 a.C.).
"A descoberta confirma que Hammurabi reforçou sua fronteira norte com postos militares avançados durante as campanhas militares que o levaram a conquistar grande parte da Mesopotâmia", explicou o professor Nicola Laneri, um dos líderes da missão.
O portão descoberto pela equipe do especialista é "um portão de água", que tinha um "canal de drenagem de cerâmica que vinha da área do templo e provavelmente conectava áreas da cidade".
Com os achados, Tell Muhammad poderá se tornar uma importante ferramenta para estimular novos conhecimentos de uma das épocas mais importantes do Império Paleobabilônico (1894 - 1595 a.C.)..