Artista cola próprio rosto em selfies de mulheres nuas
Jillian Mayer foi atrás de fotos de mulheres anônimas e colou seu rosto em 400 delas
Desde o vazamento das fotos de diversas artistas nuas, entre elas Jennifer Lawrence, em agosto, virou mania entre mulheres anônimas na web tirar selfies sem roupa. Mostrando todo o corpo, menos o rosto, moças de todo o mundo têm feito fotos próprias em total nudez, e as imagens muitas vezes vão parar em sites pornográficos. É nessa moda que está baseada a série fotográfica 400 Nus , de Jillian Mayer, um experimento de identidade exposto no Museu de Arte Contemporânea de Montreal, no Canadá.
Fotos: 400.com / Reprodução
Siga Terra Diversão no Twitter
"Grande parte do meu trabalho anterior lidava com identidade e existência no on-line e no mundo físico", disse Jillian, em entrevista ao Huffington Post. "Eu tinha começado a ler muito sobre isso e encontrei um site que dava dicas para garotas tirarem selfies nuas. A dica que eu achei mais interessante era: não mostrar o rosto. Diz, basicamente, para você remover do seu corpo nu sua identidade. Achei isso interessante e engraçado, mas também terrível. Evidentemente, eles estão tentando proteger as garotas com esse artigo, mas também estão preparando-as para o fato de que elas serão traídas", afirmou.
Fotos: 400.com / Reprodução
Vale lembrar que, com o vazamento dos nus na internet, muitas mulheres, quando mostram o rosto, acabam enfrentando um grande constrangimento em sua vida social e tendo sérios prejuízos na carreira profissional, como, por exemplo, perder o emprego.
O selfie nu como arte contemporânea
É praticamente um consenso entre artistas que a prática do selfie nu virou uma espécie de obra de arte, como as famosas pinturas sensuais do século passado e, até mesmo, com os ensaios fotográficos mais recentes. "Quando essas garotas tiram essas selfies nuas, é interessante porque se tornam quase poderosas. Elas são a diretora, a modelo, a editora e o veículo de divulgação. Criam toda essa coisa e, no minuto em que a foto é divulgada, se torna um item de vulnerabilidade", analisou Mayer.
Fotos: 400.com / Reprodução
Mesmo assim, ainda é difícil para a maioria das mulheres assumir essa prática em público, muito por conta do próprio conservadorismo e dificuldade da sociedade moderna em lidar com a nudez. Se já é difícil observar e analisar o seu próprio corpo, o que dirá o do outro. É nessa linha que segue o experimento de Jillian.
"Existem vários relatos de garotas que cometeram suicídio quando sua selfie nua circulou. A vergonha que acompanha isso; como envergonhamos as pessoas por causa de seus corpos nus... É realmente uma coisa estranha", criticou.
No entanto, apesar de toda a análise, ainda é difícil de entender a razão que moveu Jillian Mayer a chegar na ideia de colar seu próprio rosto no corpo dessas mulheres. "Foi quando eu tive a ideia de começar a colecionar as imagens e, então, colocar meu rosto no lugar do rosto original das garotas. Senti que poderia me tornar todas aquelas garotas e, assim, universalizar a selfie de nudez", justificou.