Atores de 'Evita' encaram 'rotina de atleta' com injeções e jejum vocal para sessões
Espetáculo chegou a São Paulo com uma megaestrutura ao ar livre, no Parque Villa-Lobos, e exige imunidade forte dos protagonistas
O espetáculo 'Evita', peça de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, chegou a São Paulo com uma megaestrutura ao ar livre, no Parque Villa-Lobos. A obra joga luz sobre a vida de Eva Perón, ex-primeira-dama da Argentina que, em meio ao cenário populista da segunda metade do século 20, lutou pelo voto feminino e contra o rótulo de alpinista social.
No auge do inverno paulistano, os protagonistas Cleto Baccic (Juan Perón), Myra Ruiz (Eva Perón) e Fernando Marianno (Che Guevara) encaram uma espécie de "rotina de atleta" para manter a imunidade em dia e evitar o cancelamentos de sessões. Entre os cuidados dos artistas estão injeções vitamínicas, dietas regradas e até jejum vocal de 12 horas.
"A cada 15 dias minha endocrinologista aplica um soro de vitaminas na veia para garantir que terei todos os nutrientes possíveis. Alimentação e hidratação têm que ser muito certinhas também. Faço, inclusive, nebulização para garantir um descanso melhor para a voz. Além disso, estamos num período super seco, então, fico o tempo todo do lado do umidificador de ar", relata Myra Ruyz, em entrevista ao Terra.
A atriz, que se autoproclama uma "pessoa jovem de alma idosa", conta que abriu mão de saídas noturnas, baladas, bebidas alcoólicas e alguns alimentos para melhorar sua performance no palco. Um dos hábitos que adota é não falar no dia da peça, para guardar sua energia para o palco.
A temporada da peça, que fica em cartaz até 28 de agosto, é um período de alerta constante com a saúde.
"É uma maratona que a gente corre por noite. São duas sessões. Se eu entro no shopping, a minha cabeça fica ligada na temperatura do ar-condicionado. Penso: 'Não posso ficar muito tempo aqui'. É o tempo inteiro em estado de alerta", acrescenta.
A regra é disciplina
Marido de Myra na peça, Cleto Baccic também não se descuida. Apesar da tosse esporádica que apresenta, sua regra número um é a disciplina. Assim como Myra, ele abdicou da vida social, da bebida alcoólica e faz até um regime incomum para manter a imunidade em dia.
"Estou zero baladinha. Fico em casa sozinho, faço regime bucal de 12 horas, faço acompanhamento com fonoaudióloga, fisioterapia para evitar lesionar algum músculo, e também tenho acompanhamento com otorrinolaringologista", enumera.
O ator Fernando Marianno, que interpreta Che Guevara, reforça a importância dessa rotina de atleta para dar conta da estrutura Open Air do espetáculo. Além do acompanhamento com otorrinolaringologista e da inalação para umidificar as cordas vocais, ele ainda encara uma dieta rígida e uma rotina de treinos específica.
"Tomo um complexo vitamínico e tenho uma dieta bem certa, com horários para comer e beber água, tudo isso para ter energia na hora do espetáculo. Para se ter noção, por dia como 12 ovos [...], mas a água é a peça-chave da minha preparação", acrescenta.
'Evita Open Air' tem sessões de quinta-feira a domingo. A temporada segue desde o dia 7 de julho até 28 de agosto no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A classificação é livre e os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 50,00.
*Com edição de Estela Marques.