Atriz de 'Castelo Rá-Tim-Bum' relembra fenômeno em exposição
A blogueira e repórter Cinthya Rachel faz parte de um time muito especial para a geração que cresceu assitindo ao Castelo Rá-Tim-Bum. Aos 14 anos, ela interpretou a personagem Biba no fenômero da TV Cultura exibido entre 1994 e 1997. Até hoje, Cinthya é reconhecida pelo papel da menina bem humorada que visitava o lar fantástico da bruxa Morgana e do cientista Dr. Victor ao lado dos amigos Pedro e Zequinha, mas nesta quarta-feira (16), os fãs da atração, que completa 20 anos em 2014, estão especialmente ansiosos por revê-la.
Siga Terra Diversão no Twitter
De hoje até o dia 12 de outubro, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o MIS, recebe uma exposição que faz com que os antigos telespectadores se sintam dentro do próprio Castelo. Está tudo lá: os cenários, figurinos, clipes das músicas e fotos exclusivas. O acervo contou também com o que o próprio elenco guardava consigo. "Os jogos, livros e fitas que estão lá são do meu acervo pessoal", contou Cinthya, que falou ao Terra a respeito da emoção de reviver o programa.
Terra - Você ainda sente a importância do Castelo no imaginário da geração que cresceu assistindo ao programa?
Cinthya Rachel - Sem dúvida, fazer parte da infância de alguém é muito poderoso, as pessoas se emocionam quando encontram a gente. Todo dia alguém pergunta se eu sou a Biba. (Risos)
Terra - Como foi reviver os cenários, figurinos e trechos do Castelo na exposição do MIS?
Cinthya - Foi muito divertido, a exposição está linda, foi uma delícia poder reviver isso por um momento.
Terra - Você estava a par da exposição antes de abertura?
Cinthya - Sim, nós atores fomos lá gravar depoimento e também emprestamos fotos e objetos para a exposição. Os jogos, livros e fitas que estão lá são do meu acervo pessoal.
Terra - Já se passaram 20 anos, mas quais são as lembranças que você mais guarda das gravações?
Cinthya - Principalmente dos bastidores, de como a gente se dava bem, das histórias, de como era puxado, mas a gente se divertia. O clima era muito bom entre o elenco e a equipe, viramos uma família.
Terra - Você mantinha contato com seus ex-colegas e elenco? Como foi revê-los na abertura da exposição?
Cinthya - Na verdade a gente sempre se cruza por aí, ou sem querer. (Risos) Ou quando alguém está no teatro e eu vou assistir. É sempre muito bom quando a gente se encontra.
Terra - Qual foi a importância do Castelo na sua vida? Como a oportunidade de viver a Biba surgiu pra você?
Cinthya - Foi um programa maravilhoso, aprendi muito como pessoa, com a convivência com os outros atores. Eu já trabalhava na emissora, o diretor do Castelo me viu no corredor e me pediu para fazer o teste, fiz escondido do diretor do programa que eu fazia, O Professor. No fim deu tudo certo.
Terra - Você enxerga algo na televisão atualmente que tenha tanto apelo quanto o Castelo? Ou acha que foi um fenômeno difícil de superar?
Cinthya - Não sei se é um fenômeno difícil de superar. Se surgir outro sucesso como esse, será diferente, porque cada programa tem uma característica. Apenas acho que não tem nada infantil na televisão hoje. Programas infantis, só na TV fechada.
Terra - Depois de um ano e meio de gravações, você ficou triste com o fim do programa?
Cinthya - Os atores estão acostumados com projetos que têm data para acabar, então a gente vai se preparando ao longo do processo, mas lógico que a gente sente falta daquela convivência intensa, do dia a dia. Foi um trabalhado delicioso de fazer.
Serviço
Castelo-Rá-Tim-Bum – A exposição
Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158 - Jardim Europa)
Terça a sexta, das 12h às 21h; sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h
Ingressos na bilheteria
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
À venda exclusivamente na Recepção MIS a partir de 16/7*
*Os ingressos antecipados, vendidos pelo site www.ingressorapido.com.br, já estão esgotados