Banda italiana de rock Litfiba se despede dos palcos após 42 anos
Após 42 anos de carreira, a banda italiana de rock Litfiba, liderada por Piero Pelù e Federico "Ghigo" Renzulli, se despede dos palcos com um show no Fórum Mediolanum, em Milão, na noite desta quinta-feira (22).
A última apresentação da turnê "L'Ultimo Girone" encerra a história da grande banda florentina, que se apresentou em vários festivais italianos e europeus nos últimos meses.
"Fizemos 100, queremos fazer 101?", afirmou o grupo ao anunciar este evento único em suas redes sociais.
Pelù e Renzulli - acompanhados por Luca "Luc Mitraglia" Martelli na bateria, Fabrizio "Simoncia" Simoncioni nos teclados e Dado "Black Dado" Neri no baixo - escolheram tornar visíveis mais de quatro décadas de história no cenário desenhado com quatro grandes "XXXX", que representam em algarismos romanos o 40º aniversário de Litfiba, mas também a grande força de seu rock.
Em 6 de dezembro de 1980, Litfiba se apresentou pela primeira vez em um clube de Florença - a Rokkoteca Brighton em Settignano -, e assim começou, diante de 150 pessoas, uma incrível história musical.
Entre seus principais sucessos estão "El Diablo", "Spirito", "Fata morgana", "Regina di cuori", "Il mio corpo che cambia", entre outras canções que falaram sobre a Itália e o mundo, guerras e pacifismo, compromisso social e proteção ambiental, além de histórias de amor.
Precursoras como poucas do rock cantado em italiano, Litfiba pode se orgulhar de ter gravado sucessos que tiveram 10 milhões de cópias vendidas e de ter feito milhares de shows na Itália, Europa e no resto do mundo. .