Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil indica 'A Vida Invisível' para disputar vaga no Oscar

Com Fernanda Montenegro, longa conta a trajetória de duas irmãs

27 ago 2019 - 13h59
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O filme "A Vida Invisível", do diretor cearense Karim Aïnouz, foi o indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na disputa por uma vaga na premiação do Oscar 2020, na categoria "melhor filme internacional".

'A Vida Invisível' é indicado do Brasil para tentar vaga no Oscar 2020
'A Vida Invisível' é indicado do Brasil para tentar vaga no Oscar 2020
Foto: Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

    O longa, que conta a trajetória de duas irmãs cariocas na década de 1950 e ressalta os "sonhos soterrados pelo peso de uma sociedade machista", desbancou a obra Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (27) durante encontro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. De acordo com Anna Mulayert, diretora da comissão da Academia, a escolha foi extremamente acirrada, com 5 votos para "A Vida Invisível" contra 4 para o "Bacurau". "Tomamos a decisão pensando nas chances do filme na campanha americana. É um dos maiores diretores do cinema brasileiro e tem influência no cinema americano, tem a Fernanda Montenegro, que já concorreu ao Oscar, e é um belíssimo filme", explicou Mulayert.

    O filme indicado é baseado no romance de Martha Batalha, "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão" e traz em seu elenco as atrizes Fernanda Montenegro e Carol Duarte dividindo o papel da protagonista, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos e Flavia Gusmão. Para Aïnouz, o objetivo principal da produção é dar voz às mulheres, além de ser uma homenagem a sua mãe e sua avó. "A Vida Invisível" foi exibido no Festival de Cannes deste ano, onde garantiu o prêmio da mostra Um Certain Regard, uma vitória inédita para o Brasil. A expectativa é de que o lançamento ocorra no próximo dia 19 de setembro no nordeste, e em 31 de outubro no restante do Brasil.

    O filme teve seus direitos de exibição adquiridos pela Amazon e tem produção da RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira. Apesar da indicação, ainda não é certeza que "A Vida Invisível" concorra ao Oscar. Somente no dia 13 de janeiro de 2020 que a Academia de Hollywood divulgará os indicados oficiais. No próximo ano, a cerimônia da maior premiação do cinema será no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade