Calendário Pirelli troca modelos por 'mulheres inspiradoras'
A nova edição trará mulheres como a tenista Serena Williams, artista e viúva de John Lennon, Yoko Ono, e a autora americana Fran Lebowitz
O tradicional calendário da fabricante de pneus Pirelli terá uma mudança significativa para 2016. Em vez de trazer fotos de modelos sensuais, a edição do ano que vem terá imagens de mulheres "fortes" e de impacto. A ideia da empresa é trazer "mulheres inspiradoras" para estampar o calendário – como a tenista multicampeã Serena Williams e a cantora punk feminista Patti Smith.
A fotógrafa americana Annie Leibovitz, que é responsável pelas fotos, descreveu a decisão da Pirelli como uma grande mudança. "Esse calendário é completamente diferente. É uma grande mudança. A ideia não era ter nenhuma pretensão com essas fotos e ir logo direto ao ponto", explicou. "Eu queria fazer uma série clássica de retratos. Achava que as mulheres deveriam parecer fortes, mas naturais. E decidi fazer isso de uma forma bem simples fotografando todas elas no estúdio."
Em vez de usar as modelos que tradicionalmente estampam o calendário da Pirelli, entre elas Gigi Hadid e Adriana Lima, a nova edição trará mulheres como a artista japonesa e viúva de John Lennon, Yoko Ono, a autora americana Fran Lebowitz, a comediante Amy Schumer, a escritora e atriz Tavi Gevinson, a diretora Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora de cinema Kathleen Kennedy, a empresária Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat, a atriz chinesa Yao Chen, a modelo russa Natalia Vodianova, além de Serena e Smith. "Eu comecei a pensar sobre o papel das mulheres, quis pegar mulheres que tinham alcançado algo", disse Annie.
Quando questionada pela Vogue sobre as expectativas de receptividade do público com esse novo modelo de calendário – que muda a fórmula que teve tanto sucesso nos últimos 50 anos -, Patti Smith disse que a iniciativa é 'ousada' mas que espera aceitação. "Não faço ideia de como o público tradicional vai receber isso, mas acho que eles devem admirar essa mudança ousada. Vamos ver. Fiquei muito surpresa quando me convidaram, mas muito orgulhosa também e acho que Annie está fazendo algo único e diferente, e a Pirelli está ousando também". "Eu vejo o projeto da Annie não como um protesto, mas como uma celebração", acrescentou.
O calendário da Pirelli começou a ser produzido em 1964 e só é dado de brinde a clientes importantes da Pirelli ou celebridades.