Chef Massimo Bottura inaugura escola para autistas na Itália
Espaço oferece aulas de cozinha, com foco na produção de pasta
No comando de um dos melhores restaurantes do mundo, o chef Massimo Bottura inaugurou neste domingo (11), em Modena, na Itália, a nova sede do Tortellante, um laboratório didático de produção, onde jovens afetados por transtornos do espectro autista enfrentam a cozinha com ajuda das sfogline, folhas muito finas de massa de farinha de trigo.
Com a técnica, essa escola de autonomia permite que os jovens tracem os seu futuro através da produção artesanal de uma das excelências da gastronomia local, a pasta fresca.
Idealizado pela associação Aut Aut, que dá assistência às famílias de pessoas autistas, o Tortellante funciona também como instituição de promoção social e tem como objetivo aumentar a autonomia, ensinando uma profissão, e melhorar a socialização desses jovens.
O prédio, localizado na via Borelli, hospeda no térreo o laboratório de pasta fresca e, no primeiro andar, a parte residencial, onde aqueles que frequentam a oficina (25 participantes entre 15 e 25 anos) podem também experimentar a vida doméstica e em grupo, fora de suas famílias de origem.
Na inauguração, além do chef, estiveram presentes também o presidente da região da Emília-Romanha, Stefano Bonaccini, e o prefeito da cidade, Gian Carlo Muzzarelli. Bottura é dono do restaurante Osteria Francescana, eleito duas vezes o melhor do mundo.
Veja também: